Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Somente uma advogada como Flaviana Moreira Garcia, 30, que fez do empreendedorismo a sua maior causa, consegue fazer um
sucesso tão rápido na advocacia.
Desde quando resolveu abraçar a carreira jurídica em Cuiabá-MT, onde nasceu, tornou – se dona da própria trajetória.
Seu primeiro contato com o mercado de trabalho foi muito cedo, quando tinha apenas doze anos e já cuidava de duas barracas de camelô da sua mãe, que também tinha uma lanchonete e de onde acompanhava a caçula, dando os primeiros passos na arte de negociar.
Porém, seu maior sonho era tornar-se advogada. “Nunca tive dúvidas de que cursaria Direito, mas como não tinha condições financeiras e nem familiar próximo em que pudesse me espelhar já sabia que a trajetória não seria fácil e mesmo assim acreditei e persisti”.
O primeiro emprego formal foi aos dezesseis anos como menor aprendiz na Centrais Elétricas Mato-grossense, sendo contratada em seguida onde ocupou dois cargos administrativos. Flaviana desde esta época já trabalhava durante o dia e estudava à noite.
Assim, como a concessionária de energia elétrica lhe concedia bolsa de estudo parcial e outras vantagens, além de um bom salário, realizou vestibular e foi aprovada para o então sonhado curso de Direito, entretanto, encantada com o curso abriu mão de todas as regalias porque não estava trabalhando em sua área de formação.
“Foi a minha primeira grande decisão na vida”, recorda, ressaltando que ficou cercada por muitas opiniões contrárias a sua atitude em trocar o certo pelo duvidoso.
Com um mês depois, conseguiu um estágio na sua área de atuação na Secretaria de Administração do Estado do Mato Grosso. Recebia apenas o suficiente para pagar a faculdade, mas não pedia nenhuma ajuda aos pais, inclusive durante toda vida escolar estudou apenas em escola pública, com exceção do terceiro ano do ensino médio porque foi aprovada num concurso de bolsista do conceituado Colégio São Gonçalo de Cuiabá.
Mais uma vez, decidiu buscar novos ares. “Quando vi que tinha aprendido tudo naquele ambiente profissional, resolvi sair para procurar outro estágio”, conta a então acadêmica que conseguiu outra oportunidade para estagiar na Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso e depois em outras duas grandes instituições financeiras.
Encerrado o contrato num banco, dedicou – se aos estudos para tirar a carteira da OAB, pois acabara de concluir o curso de direito. “Fui aprovada no primeiro exame”, diz orgulhosa a jurista que logo após a aprovação foi convidada para atuar num renomado escritório de advocacia que prestava serviço para vários bancos.
Passados três meses da contratação, a instituição financeira que havia lhe empregado quando era estagiária abriu uma vaga para advogado. Ela então novamente foi aprovada para agora então ocupar o cargo de advogada trabalhista, sendo posteriormente intitulada como Coordenadora.
Novamente, deixou para trás um ambiente promissor para seguir o seu ideal. Em razão de seu know how, e em meados de 2013 resolveu então abrir o próprio Escritório de Advocacia ainda em Cuiabá. Seguiu novamente a sua intuição e resolveu mudar-se para Porto Velho no inicio de 2014.
“Deixei em Cuiabá minha família, amigos, um bom emprego e decidi seguir minha carreira profissional neste estado promissor que é Rondônia” , diz a destemida profissional que mais uma vez ouviu muitas criticas por encarar um novo desafio.
Mesmo assim, manteve-se firme em seu propósito e hoje é referência na Advocacia Trabalhista Bancária Especializada atendendo os Estados de Mato Grosso, Acre, Rio Grande do Norte, Amazonas, Bahia e Mato Grosso do Sul.
Em Porto Velho, a inauguração da sua sede própria será no dia 30 de outubro. “Nosso endereço é na Rua México 1976, bairro Nova Porto Velho”, adianta Flaviana Moreira Garcia, a jovem advogada que transformou a sua inspiradora história de conquistas, num belo incentivo para quem nunca desiste do seu sonho na desafiante saga empreendedora..
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!