ABAIXO ASSINADO: Artistas de RO se unem por recursos da Lei Paulo Gustavo

ABAIXO ASSINADO: Artistas de RO se unem por recursos da Lei Paulo Gustavo

Foto: Divulgação

Apoio
 
O Instituto Federal de Rondônia está lançando um programa de bolsas de estudos voltado para alunos indígenas e quilombolas dos cursos técnicos de nível médio. As inscrições começaram no último dia 13 de março e terminam na próxima sexta-feira(17). Elas devem ser feitas, exclusivamente, por meio do formulário eletrônico: https://forms.gle/SYHvFKhM6egttSu39 .
 
 
 
 
Cultura
 
Movimento Pró-Cultura de Rondônia está com um abaixo assinado online para que seja criado um órgão para gerir os recursos para o setor cultural rondoniense, provenientes das Leis Federais Aldir Blanc e Paulo Gustavo. Segundo o documento elaborado pelos artistas, haverá recursos da ordem de R$ 120 milhões para Rondônia nos próximos 5 anos. Outra informação é a de que em caráter emergencial, pela Lei Paulo Gustavo, no mês de abril, estarão disponibilizados R$ 25 milhões. 
 
 
 
 
Experientes
 
O objetivo dos artistas é sensibilizar os deputados estaduais para que tornem o órgão gestor de cultura independente e fortalecido para atuar na gestão desses recursos. Eles pedem também que seja mantida a atual coordenação de cultura da Superintendência de Esporte, Juventude, Cultura e Lazer(Sejucel), por ter experiência nas discussões sobre leis federais voltadas para o setor cultural, como a Aldir Blanc I, que tinha caráter emergencial, no período da pandemia. O abaixo assinado por ser acessado pelo link: https://www.change.org/p/reestrutura%C3%A7%C3%A3o-da-cultura-de-rond%C3%B4nia?recruiter=false&utm_source=share_petition&utm_campaign=psf_combo_share_initial&utm_medium=whatsapp&utm_content=washarecopy_35601906_pt-BR%3A3&recruited_by_id=0b9592a0-c1d5-11ed-afb0-275ab66df203
 
 
Produção Indígena
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que pretende criar um programa de financiamento para a agricultura indígena, para aumentar a capacidade de produção desses povos. Ele participou, nesta segunda-feira (13), da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. 
 
 
Terras Indígenas
 
A demarcação de terras indígenas também é prioridade na pauta do governo. Segundo Lula, o Ministério dos Povos Indígenas e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) estão fazendo levantamento de todas as terras que estão prontas para serem demarcadas. Para o presidente, a garantia da terra aos povos originários é ferramenta de preservação e de combate às mudanças climáticas, pois eles são como “guardiões da floresta” que, por sua vez, dão sustentação à manutenção da qualidade do clima. Vamos aguardar para ver!
 
 
Mulheres
 
E os órgãos federais de segurança passam a mostrar a força das mulheres. O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União a nomeação dos novos superintendentes regionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos 26 estados e no Distrito Federal. Em Rondônia, Luciana da Silva Alves é quem vai comandar a corporação. Na Polícia Federal, quem assume em nosso Estado é Larissa Magalhães Nascimento. As duas escolhas são dignas de aplausos e colocam as mulheres em cargos que poucas ou nenhuma mulher chegou a ocupar. Desejamos sucessos às duas!
 
 
 
 
Relaxamento 
 
Cansou de passar vergonha por não saber dançar nada? Para que isso não ocorra mais, aprenda a dançar na Academia de Dança Chagas Peres. Aulas de segunda à quinta-feira e aos sábados em diferentes horários, no Clube do Ferroviário, no centro de Porto Velho. Mais informações pelo telefone: 99994–3774 (whatsapp).
 
 
 
 
Japão em RO
 
A Feira Cultural Japonesa 2023 acontecerá no próxima dia 18 de março, na sede da Associação Nipo-Brasileira de Rondônia (Nikkey), localizada na avenida Raimundo Cantuária, 6517. O evento volta com força total após quatros anos sem acontecer. O apoio é do Consulado Geral do Japão, em Manaus. Será uma excelente oportunidade para os moradores de Rondônia mergulharem na cultura da Terra do Sol Nascente. Terá comida, exposições, oficinas de desenho mangá, idioma japonês, arranjo floral ikebana, origami e muito mais!
 
 
 
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo whatsapp no (69) 99231-7467.
Direito ao esquecimento
Fernando Máximo tem direito a se candidatar a prefeito?
Como você classifica a gestão do prefeito Edvaldo Duarte em Mirante da Serra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

NICOLE S SANTOS

GLOBAL CRED LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS