CADÊ?: População quer saber sobre as fábricas que iam se instalar em Rondônia

CADÊ?: População quer saber sobre as fábricas que iam se instalar em Rondônia

Foto: Divulgação

 

‘Toda pessoa é sempre as marcas de outras tantas pessoas’ – Gonzaguinha - cantor
 
Repercussão
 
Após a divulgação na coluna e uma matéria no final de semana sobre o drama de pais, moradores da zona Sul, de Porto Velho, que não estão conseguindo vagas para os filhos, percebemos que o problema é bem maior e mais dramático em nossa cidade. Várias pessoas relataram a mesma dificuldade em colocar os filhos em uma sala de aula. E, pior, o problema se estende para a zona Leste e outras áreas de Porto Velho. 
 
Aperto
 
É muito triste, vermos a luta de pais e filhos para garantir uma vaga nas escolas e creches públicas de nossa capital. Em alguns casos, famílias passam a pagar creche ou escola para garantir a educação dos pequenos. As que conseguem fazer isso, fazem malabarismos para orçamento cobrir mais essa despesa. 
 
Apelo
 
Isso não é justo! Como falarmos em meritocracia em uma situação desse tipo? Vereadores, deputados, prefeito, governador, secretários, tribunais, MPs e gestores essa crise na educação precisa ser debelada o quanto antes. Se não for levada a sério, esse problema de educação e gestão, tem tudo para, em alguns anos, se transformar em casos de polícia. Afinal, crianças fora da escola são mão de obra para o crime, que sempre tem vaga para mais membros!
 
 
Jeans
 
Em novembro do ano passado, o Governo de Rondônia anunciou que uma indústria de jeans iria se instalar em Porto Velho, com a perspectiva de fabricar 200 mil peças de roupa por dia. Um grupo de Goiânia estaria à frente do empreendimento que iria investir mais de R$ 20 milhões em nossa capital, com a geração de mais de 1 mil empregos diretos e 10 mil indiretos. 
 
Onde
 
Outra indústria anunciada pelo governo rondoniense para se instalar em Porto Velho, em 2023, era uma fábrica do setor farmacêutico. O investimento seria de R$ 141 milhões na unidade local. Esses dois investimentos estão sendo aguardados com grande expectativa por parte de toda a população de Rondônia e algumas pessoas têm perguntado sobre ambos. Passo o questionamento para o Governo de Rondônia!
 
 
Bomba
 
Moradores do distrito de Calama, em Porto Velho, estão passando maior sufoco. É até uma contradição. Com o rio Madeira passando em frente a localidade, a comunidade está enfrentando, justamente, a falta de água. Segundo alguns ribeirinhos da localidade, o motivo seria a bomba d´água que quebrou e não foi consertada. Fica o recado para as autoridades responsáveis!
 
Estrangeiros
 
O Instituto Viva Porto Velho está com as inscrições abertas para o curso de Português EMAUS 2023. O projeto é focado na aprendizagem e desenvolvimento da língua portuguesa para falantes de outras línguas. Ou seja, para quem não é brasileiro! Para se matricular é necessário ter a partir de 15 anos, ser migrante, refugiado ou estrangeiro e que more nas cidades de Porto Velho ou Candeias-RO, ter algum ou nenhum conhecimento prévio da língua portuguesa, equivalente ao nível A1 (elementar). As inscrições vão até o dia 17 de março, e podem ser feitas pelo link https://institutovivaportovelho.org.br/ 
 
 
Relaxamento 
 
Cansou de passar vergonha por não saber dançar nada? Para que isso não ocorra mais, aprenda a dançar na Academia de Dança Chagas Peres. Aulas de segunda à quinta-feira e aos sábados em diferentes horários, no Clube do Ferroviário, no centro de Porto Velho. Mais informações pelo telefone: 99994 – 3774(whatsapp).
 
 
Japão em RO
 
A Feira Cultural Japonesa 2023 acontecerá no próxima dia 18 de março, na sede da Associação Nipo-Brasileira de Rondônia(Nikkey), localizada na avenida Raimundo Cantuária, 6517. O evento volta com força total após quatros anos sem acontecer. O apoio é do Consulado Geral do Japão, em Manaus. Será uma excelente oportunidade para os moradores de Rondônia mergulharem na cultura da Terra do Sol Nascente. Terá comida, exposições, oficinas de desenho mangá, idioma japonês, arranjo floral ikebana, origami e muito mais!
 
 
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo whatsapp no (69) 99231-7467.
Direito ao esquecimento
Fernando Máximo tem direito a se candidatar a prefeito?
Como você classifica a gestão do prefeito Edvaldo Duarte em Mirante da Serra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

NICOLE S SANTOS

GLOBAL CRED LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS