FESTA: Depois de três anos, decreto garante que Porto Velho voltará a ter Carnaval

FESTA: Depois de três anos, decreto garante que Porto Velho voltará a ter Carnaval

Foto: Divulgação

 

Brasil
 
É hoje! A seleção brasileira entre em campo, às 11:00, para enfrentar o time da Croácia. Quem perder, volta para casa e dá adeus a Copa do Catar. O jogo tem tudo para ser um daqueles do estilo ‘aguenta coração’. Afinal, a Croácia não pode ser considerada um time qualquer e o Brasil carrega, praticamente, a obrigação de vencer pelo currículo que tem no futebol. Vamos aguardar e torcer!
 
 
Bolão
 
Já que o momento é de torcer pela nossa seleção, o Rondoniaovivo está com mais um bolão para essa partida.  Serão premiados, por meio de sorteio, vários prêmios aos que derem o palpite certo do placar. Para participar é simples: basta curtir a publicação oficial (no Facebook), comentar o vencedor do jogo Brasil x Croácia, além de compartilhar marcando dois amigos em modo público.  Os palpites se encerram no início da partida às 11:00 (horário de Rondônia). Vai lá e garanta a sua participação!
 
Advogados
 
Essa semana, um assunto polêmico entra em pauta para julgamento pelo STF. Trata-se de uma ação contra dispositivos do Estatuto da Advocacia e da OAB (lei 8.906/94), do Regulamento do Estatuto e de atos normativos dos conselhos seccionais que preveem a aplicação de sanções a advogados inadimplentes. Quem levantou essa contenda foi o partido Pros.
 
 
Inconstitucional
 
A sigla política avalia que as penalidades são injustas e desproporcionais. O argumento dos autores da ação é o de que o Estatuto da Ordem, ao determinar a suspensão do exercício profissional do advogado que deixar de pagar as contribuições, as multas e os serviços devidos à OAB, depois de regularmente notificado, ofende a livre iniciativa e a liberdade profissional, conforme tese de repercussão fixada recentemente pelo Supremo no julgamento do RE 647.885. Assim, segundo o site Migalhas.com.br, a Corte entendeu que a suspensão, pelos conselhos de fiscalização, do exercício profissional de seus inscritos, por inadimplência de anuidades, é inconstitucional, pois consiste em sanção política em matéria tributária. 
 
Constrangimento
 
Na reportagem, é dito que, na avaliação do Pros, a proibição de os advogados inadimplentes votarem nas eleições dos Conselhos da Ordem, exposta no Regulamento Geral do Estatuto e no Provimento 146/11 do Conselho Federal da OAB, se trata de verdadeira sanção política, com o objetivo de constranger os devedores a pagarem os tributos devidos para exercerem seu dever de voto. Ou seja, esse é um julgamento que tem tudo para agitar o meio jurídico no país, afinal, o bolso é a parte mais sensível do corpo humano!
 
Vamos ajudar
 
O Instituto Viva Porto Velho está precisando com urgência de doações ou empréstimos de colchonetes, lençois, Kit's de higiene pessoal, toalhas e travesseiros. A instituição sem fins lucrativos desenvolve um lindo trabalho de acolhimento em Porto Velho. Nesse caso, a ajuda são para migrantes venezuelanos que chegaram em nossa cidade e não conseguiram vagas nos abrigos da capital. São seis adultos e crianças que estão precisando muito desse apoio. Se preferir ajudar doando Pix para essa ação específica e/ou para o trabalho social da instituição, pode ser feito pelo pix: Chave PIX é o CNPJ: 47.418.258/0001-76. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 98162-9480 pelo Whatsapp. Conheça as causas do Instituto VIVA Porto Velho, acesse no site: institutovivaportovelho.org.br
 
 
Bolsas
 
O Ministério da Educação informou que ontem(08), que vai transferir para a CAPES o valor necessário para o pagamento das 100 mil bolsas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado), referentes ao mês de dezembro. Ao todo, são R$ 160 milhões que vão dar um alívio para os 200 mil bolsistas e o ministro da Educação, Victor Godoy, prometeu que o pagamento será feito até a próxima terça-feira, dia 13. 
 
 
Pé atrás
 
A notícia chega em boa hora, já que tinha estudante sem poder comer, pois, o pagamento da bolsa havia sido suspenso, ou bloqueado como queiram, pelo Governo Federal. Mas ainda é cedo para cantar vitória, o certo é esperar até o dia e conferir se o dinheiro caiu na conta. O ‘amor’ que atual administração federal demonstra pela Educação, é um bom motivo para manter a desconfiança. 
 
Carnaval
 
O Carnaval 2023 vai acontecer no dia 26 de fevereiro. Um decreto publicado pela Secretaria Geral de Governo autorizou o início do período momesco a partir do dia 31 de dezembro de 2022 até o dia 26 de fevereiro do próximo ano (quarta-feira de Cinzas). A última vez que a capital festejou essa festa popular foi em 2019, o motivo foi a pandemia da Covid-19.
 
Blocos na ruas
 
O Decreto, assinado em conjunto com a Fundação Cultural do Município, considerou a dimensão cultural, simbólica, econômica e turística do carnaval popular de rua da capital, além de sua importância histórica, artística, e sua característica territorial, de presença capilarizada nas regiões da cidade (corredores culturais da Jatuarana, Pinheiro Machado e Zona Leste). Resumindo, teremos a Banda do Vai Quem Quer e demais blocos alegrando os rondonienses. Esse será um Carnaval para colocarmos para fora toda a alegria que só o brasileiro sabe dar a essa festa popular. Hora de pensarmos nas fantasias!
 
Gay
 
Porto Velho irá sediar nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Ginásio Claudio Coutinho, o 5º Atraque das Campeãs, pela Liga Gay de Voleibol. Para falar mais sobre esse torneio, o Programa Conexão Rondoniaovivo, da última quarta-feira(08), entrevistou Potty Paolla, que está organizando a competição. A conversa pode ser conferida neste link
 
 
Delícia
 
Uma boa sopa em um ambiente limpo, agradável e superfamília. Assim é a Soparia Coqueiros Caldos, na rua Uruguai, 2570, no Embratel. A variedade e a qualidade dos caldos, churrasquinho e outras delícias é de, literalmente, dar água na boca. Aberta de segunda à sexta, a partir das 17:00. O telefone de contato é: 3301-1695. Aceita pedidos pelo I-Food.
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS