ÚNICO CONTRA: Marcos Rocha se recusou a assinar carta sobre preservação da Amazônia

ÚNICO CONTRA: Marcos Rocha se recusou a assinar carta sobre preservação da Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“O homem é parte da natureza e a sua guerra contra a natureza é, inevitavelmente, uma guerra contra si mesmo.” – Rachel Carson - Cientista
 
Recusou
 
Marcos Rocha não assinou carta do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal, documento elaborado durante a Cop 27, realizada no Egito, nesse mês de novembro. O texto afirma que “Precisamos da floresta viva”. Além disso, ele se recusou a participar da entrega do documento ao futuro presidente, Lula.
 
Impressão
 
A postura de Marcos Rocha foi encarada por muitos que participaram do encontro, onde o Brasil assumiu que a partir do próximo ano mudará a política ambiental enfatizando a preservação, como compatível com a posição do presidente Bolsonaro em relação a floresta amazônica. Posição que resultou em um aumento do desmatamento na região, crescimento das atividades de garimpagem ilegal, invasão de terras indígenas e escândalo protagonizado pelo ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, envolvendo madeira ilegal da floresta amazônica. 
 
Perdemos
 
Marcos Rocha perdeu uma grande oportunidade de assumir uma posição de ator principal nesse momento em que o mundo coloca a questão ambiental, ainda mais em pauta. No entanto, por questões ideológicas e falta de visão, preferiu deixar Rondônia como coadjuvante e, pior, passou para o planeta a mensagem que preservação ambiental não será prioridade nos próximos quatro anos da administração bolsonarista estadual. Perdemos uma grande chance de protagonismo mundial!
 
 
Incompreensível 
 
O mais intrigante nessa posição de Marcos Rocha, é que a cerimônia de entrega do documento teve a presença de outros governadores bolsonaristas da Amazônia. Entre os que endossaram o documento, estão o acreano Gladson Cameli (PP); do Mato Grosso, Mauro Mendes (União); e do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos). Difícil entender esse samba!
 
Kanindé
 
Mas apesar dessa posição do Executivo rondoniense, tem um grupo de pessoas que estão lutando, e muito, pela preservação ambiental em Rondônia. Quando falamos nesse assunto, não podemos deixar de citar a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, que esse ano está celebrando 30 anos de criação. Para comemorar a data estará exibindo nesta quinta-feira(24), às 19:00, o documentário ‘O Território’, no Teatro Guaporé, em Porto Velho. Na sexta-feira(25), a exibição será no Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU), na zona Leste, às 18:30. O ingresso é um kg de alimento não perecível.  Imperdível!
 
 
 
Bolão Rondoniaovivo
 
Nessa pegada da Copa do Mundo, o Rondoniaovivo está com o bolão para a partida do Brasil contra a Sérvia, onde serão distribuídos prêmios. Os palpites podem ser dados até o início da partida. Mais informações aqui. Além do bolão, o Rondoniaovivo também está com uma enquete no site para saber qual a opinião dos internautas sobre o resultado do jogo de estreia do Brasil, na Copa do Mundo.
 
 
Aniversário
 
Uma conversa muito agradável com Luna Lorena, no Programa Conexão Rondoniaovivo. Ela é sócia gestora de uma das mais tradicionais casas de rock de Porto Velho, o Grego Original Pub. Aliás, a casa está de aniversário, são onze anos trazendo para os portovelhenses, o velho e bom rock como carro chefe. Para isso, uma programação toda especial está feita para atender os frequentadores. Imperdível! Confira a conversa com Luna, no link
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS