‘Nós temos uma das elites mais opulentas, antissociais e conservadoras do mundo’ – Darcy Ribeiro – antropólogo
Imperdível
Um espetáculo imperdível! Assim podemos dizer do show “Clássicos do Mundo”, promovido pelo Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC). Uma entidade que desenvolve um trabalho muito bonito e solidário de apoio às famílias de crianças que fazem tratamento contra a doença em Porto Velho. O evento acontecerá no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho, no dia 18 de novembro. Em Cacoal será no Teatro Cacilda Becker, nos dias 26 e 27 de novembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 99941-5821, com Ana Carolina.
Atacada
Uma nota de solidariedade foi emitida pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), em apoio a procuradora Gisele Bleggi. Ela participou das negociações na última sexta-feira(04), para o fim do bloqueio, por parte de golpista, da BR 364, na cidade de Vilhena. Na ocasião, Gisele foi alvo de memes, ofensas pessoais e sexistas por parte da horda de bolsonarista que não aceitam o resultado das urnas da eleição presidencial que elegeu Lula, como novo mandatário do país a partir de 2023. A procuradora estava exercendo a função dela e, como tal, merece respeito. O problema que muitos dos que a atacam nas redes sociais disseminando mentiras sobre ela e o trabalho que desenvolve o fazem no anonimato que, infelizmente, a internet propicia.
Sufoco
A avenida Rio Madeira, após a Imigrantes, em Porto Velho, está se tornado um trecho perigoso para motoristas, ciclistas, motociclista e pedestres. Ou seja, para todo mundo. Nos horários de pico, a situação exige paciência, aliás, muita paciência. A região cresceu se desenvolveu, condomínios e comércios foram construídos, mas a malha viária não acompanhou o ritmo. Moradores da área temem que a situação fique ainda pior com a entrega do conjunto popular Habitar Brasil, com mais de 300 casas, no final da Avenida Rio Madeira, prevista para os próximos meses.
Necessária
Uma ideia para desafogar o trânsito e a criação de uma ligação entre o Espaço Alternativo e o Bairro Nova Esperança. Com certeza, ela merece toda a atenção da Prefeitura de Porto Velho. Desde o ano passado que se discute o assunto, mas esbarra em algumas dificuldades, como a doação da área para a construção da via por parte da Base Aérea que é a proprietária. Enfim, que essas pendengas se resolvam logo e a essa estrada saia do papel. A comunidade agradece!
Mural em Sampa
Um nome de Rondônia ganhou um mural na cidade de São Paulo. Trata de Ari Uru-Eu-Wau-Wau, indígena que foi morto no dia 17 de abril de 2020 em um distrito de Jaru, interior de Rondônia.
O suspeito do crime foi preso no dia 13 de julho deste ano e permanece detido. Ele não quis prestar depoimento e só deve falar em Juízo. Ari era professor e um defensor da área em que vivia contra a entrada de madeireiros e outros invasores.
Cinzas de Queimadas
A pintura do mural foi feita pelo pintor Mundano. Segundo a ativista ambiental Neidinha, foram utilizadas cinzas de queimadas na Amazônia, da Mata Atlântica e do Cerrado. O barro que dá cor à obra veio de Mina Gerais, das cidades de Mariana e Brumadinho, que sofreram tragédias ambientais devido ao rompimento de barragens. Sugestão da coluna é que uma homenagem como essa também fosse feita em Rondônia.
Relaxar
Hoje é terça-feira e você que pretende colocar o corpo para se mexer, a coluna tem uma boa dica: vá dançar. Para te ajudar nessa tarefa indicamos as aulas de dança do professor Chagas Perés, todas as terças e quintas-feiras, a partir das 18:30. Mais informações pelo telefone 9 9994-3774. Venha socializar, dançar e relaxar!