TRISTEZA: Novo corte no orçamento da UNIR e IFRO pode fechar ambos em RO

TRISTEZA: Novo corte no orçamento da UNIR e IFRO pode fechar ambos em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto. - Darcy Ribeiro
 
Delegado
 
Como a coluna adiantou, um delegado da Polícia Civil é suspeito de estar envolvido em um homicídio e na tentativa contra outras três pessoas, na região de Jaci-Paraná, no dia 12 de março desse ano. A PC após um extenso trabalho de investigação montou uma estrutura para prender o delegado. O motivo dos crimes são as disputas por terras na região. Aliás, esse é um dos grandes problemas no campo e motivo de várias mortes em Rondônia. É um caldeirão em constante ebulição, não devemos nos esquecer de Corumbiara!
 
Agitação
 
E a campanha do segundo turno para governador de Rondônia está a todo vapor. O ritmo das negociações está frenético, tanto de um lado quanto de outro. Há apenas um ponto em que os dois Marcos (Rocha e Rogério) se combinam, que é o amor incondicional ao presidente Bolsonaro. O engraçado de tudo isso é que são dois de direita que vão depender do voto da esquerda para vencer a eleição. Vamos aguardar os próximos lances desse tabuleiro!
 
 
Interior
 
Falando em campanha, fontes informaram a coluna que pelo menos 30 prefeitos solicitaram uma audiência coletiva com o Governador para endossar apoio ao projeto de reeleição. O encontro já está acontecendo em Porto Velho. 
 
Fake
 
E nessa busca por votos, a máquina de fakes news está em ritmo acelerado em Rondônia. A mais recente foi a de que o prefeito de Jaru, João Gonçalves, teria desembarcado do barco do governador Marcos Rocha. Mas a mentira teve vida curta. O prefeito desmentiu e reiterou o apoio a Rocha, garantindo que está na campanha pela reeleição do governador.
 
Base Aérea 
 
No próximo dia 15 de outubro, estará acontecendo em Porto Velho, o ‘Portões Abertos 2022’. O evento começa a partir das 09:00 da manhã, na Base Aérea de Porto Velho, e terá diversas atrações como: exposição de aeronaves militares, paraquedismo, praça de alimentação, sorteio de voos panorâmicos, brinquedos infláveis para as crianças e muito mais. A organização que a entrada é grátis e será uma oportunidade de interação entre os militares e a sociedade civil.
 
 
Voos 
 
Serão sorteados voos panorâmicos na aeronave C-98 Grand Caravan. Para participar dos sorteios, é necessário efetuar a doação de 1 kg de alimento não perecível. Outro detalhe enfocando pela organização é que não será permitido qualquer tipo de propaganda político-partidária no interior da Base Aérea. Ou seja, não terá espaço para ‘L’ ou ‘arminhas’!
 
IFRO e UNIR
 
O que já estava difícil, ficará ainda mais difícil. As universidades, institutos e colégios federais foram alvo de mais um corte de verbas por parte do Governo Federal. Dessa vez, o facão foi cruel. A União Nacional dos Estudantes (UNE) divulgou que na quarta-feira(04), foram confiscadas todas as contas dos Institutos e Universidades Federais. Ou seja, não sobrou nada para manter esses estabelecimentos funcionando. A pergunta é: para onde foi esse dinheiro?
 
Penúria
 
Na Unir a situação pode ser considerada de penúria. Pesquisa, extensão, ampliações e investimentos podem ficar próximos de zero. A preocupação é que esses cortes que eram chamados de contingenciamentos se tornem definitivos a partir do dia 30 de outubro. Se isso ocorrer, a única universidade pública de Rondônia corre um sério risco de fechar as portas ou funcionar de forma ainda mais precárias. O mesmo cenário está se repetindo no IFRO e em todo Brasil. É desesperador e lamentável o que estão fazendo com esses centros do saber e que forma mão de obra especializada para o país. Ninguém ganha! A sociedade e o Brasil só perdem! 
 
Amazônia em pé
 
A ativista ambiental da Kanindé, Neidinha, está na cidade suíça de Genebra. Essa rondoniense está conversando em evento patrocinado por bancos e financeiras sobre a importância de apoio a Amazônia em pé pelos banqueiros e financiadores de programas e projetos na Amazônia. O mundo agradece se eles a ouvirem e contribuírem para acabar com o desmatamento em nosso país. Ninguém aguenta mais isso!
 
 
Relaxante
 
Quer desestressar e socializar vai fazer dança de salão na companhia de dança Chaga Peres. Lá, você aprende a acompanhar ritmos como forró, sertanejo e outros. Aulas todas as terças e quintas, a partir das 18:30. Os contatos e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 99994-3774. Dançar é saúde!
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS