TRISTEZA: Novo corte no orçamento da UNIR e IFRO pode fechar ambos em RO

TRISTEZA: Novo corte no orçamento da UNIR e IFRO pode fechar ambos em RO

Foto: Divulgação

 

A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto. - Darcy Ribeiro
 
Delegado
 
Como a coluna adiantou, um delegado da Polícia Civil é suspeito de estar envolvido em um homicídio e na tentativa contra outras três pessoas, na região de Jaci-Paraná, no dia 12 de março desse ano. A PC após um extenso trabalho de investigação montou uma estrutura para prender o delegado. O motivo dos crimes são as disputas por terras na região. Aliás, esse é um dos grandes problemas no campo e motivo de várias mortes em Rondônia. É um caldeirão em constante ebulição, não devemos nos esquecer de Corumbiara!
 
Agitação
 
E a campanha do segundo turno para governador de Rondônia está a todo vapor. O ritmo das negociações está frenético, tanto de um lado quanto de outro. Há apenas um ponto em que os dois Marcos (Rocha e Rogério) se combinam, que é o amor incondicional ao presidente Bolsonaro. O engraçado de tudo isso é que são dois de direita que vão depender do voto da esquerda para vencer a eleição. Vamos aguardar os próximos lances desse tabuleiro!
 
 
Interior
 
Falando em campanha, fontes informaram a coluna que pelo menos 30 prefeitos solicitaram uma audiência coletiva com o Governador para endossar apoio ao projeto de reeleição. O encontro já está acontecendo em Porto Velho. 
 
Fake
 
E nessa busca por votos, a máquina de fakes news está em ritmo acelerado em Rondônia. A mais recente foi a de que o prefeito de Jaru, João Gonçalves, teria desembarcado do barco do governador Marcos Rocha. Mas a mentira teve vida curta. O prefeito desmentiu e reiterou o apoio a Rocha, garantindo que está na campanha pela reeleição do governador.
 
Base Aérea 
 
No próximo dia 15 de outubro, estará acontecendo em Porto Velho, o ‘Portões Abertos 2022’. O evento começa a partir das 09:00 da manhã, na Base Aérea de Porto Velho, e terá diversas atrações como: exposição de aeronaves militares, paraquedismo, praça de alimentação, sorteio de voos panorâmicos, brinquedos infláveis para as crianças e muito mais. A organização que a entrada é grátis e será uma oportunidade de interação entre os militares e a sociedade civil.
 
 
Voos 
 
Serão sorteados voos panorâmicos na aeronave C-98 Grand Caravan. Para participar dos sorteios, é necessário efetuar a doação de 1 kg de alimento não perecível. Outro detalhe enfocando pela organização é que não será permitido qualquer tipo de propaganda político-partidária no interior da Base Aérea. Ou seja, não terá espaço para ‘L’ ou ‘arminhas’!
 
IFRO e UNIR
 
O que já estava difícil, ficará ainda mais difícil. As universidades, institutos e colégios federais foram alvo de mais um corte de verbas por parte do Governo Federal. Dessa vez, o facão foi cruel. A União Nacional dos Estudantes (UNE) divulgou que na quarta-feira(04), foram confiscadas todas as contas dos Institutos e Universidades Federais. Ou seja, não sobrou nada para manter esses estabelecimentos funcionando. A pergunta é: para onde foi esse dinheiro?
 
Penúria
 
Na Unir a situação pode ser considerada de penúria. Pesquisa, extensão, ampliações e investimentos podem ficar próximos de zero. A preocupação é que esses cortes que eram chamados de contingenciamentos se tornem definitivos a partir do dia 30 de outubro. Se isso ocorrer, a única universidade pública de Rondônia corre um sério risco de fechar as portas ou funcionar de forma ainda mais precárias. O mesmo cenário está se repetindo no IFRO e em todo Brasil. É desesperador e lamentável o que estão fazendo com esses centros do saber e que forma mão de obra especializada para o país. Ninguém ganha! A sociedade e o Brasil só perdem! 
 
Amazônia em pé
 
A ativista ambiental da Kanindé, Neidinha, está na cidade suíça de Genebra. Essa rondoniense está conversando em evento patrocinado por bancos e financeiras sobre a importância de apoio a Amazônia em pé pelos banqueiros e financiadores de programas e projetos na Amazônia. O mundo agradece se eles a ouvirem e contribuírem para acabar com o desmatamento em nosso país. Ninguém aguenta mais isso!
 
 
Relaxante
 
Quer desestressar e socializar vai fazer dança de salão na companhia de dança Chaga Peres. Lá, você aprende a acompanhar ritmos como forró, sertanejo e outros. Aulas todas as terças e quintas, a partir das 18:30. Os contatos e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 99994-3774. Dançar é saúde!
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS