Clássicos do cinema brasileiro - Memórias do cárcere - Por Humberto Oliveira

Clássicos do cinema brasileiro  - Memórias do cárcere - Por Humberto Oliveira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nelson Pereira dos Santos adaptou obras essenciais da literatura brasileira. Machado de Assis, Jorge Amado e Graciliano Ramos. "Vidas Secas" e "Memórias do cárcere", lançado em 1983, com Carlos Vereza - perfeito como Graciliano Ramos e grande elenco.  
 
Acusado de participar do levante comunista de 1935, o autor de São Bernardo, Angústia, Infância, é preso em sua casa, sem processo e fica dez meses na cadeia, passando por três prisões, no Recife, Rio de Janeiro e na Ilha Grande, onde escreve suas memórias, conta a experiência traumática e violenta imposta pelo estado fascista da época. Daí nasceu uma das obras mais contundentes do escritor alagoano - Memórias do cárcere.  
 
O diretor pretendia realizar a adaptação em 1964, no entanto, logo percebeu que teria de adiar seus planos por causa da ditadura militar vigente. O filme somente chegaria às telas quase duas décadas depois quando o regime totalitário havia chegado ao fim, ou quase. 
 
O livro conta com quase 300 personagens e Nelson diminuiu para a metade e realizou um roteiro minucioso que resultou num filme com duração de três horas e sete minutos. Esta, é certamente, a obra prima do grande cineasta considerado um dos criadores do chamado Cinema Novo. 
 
"Memórias do cárcere" tem em Carlos Vereza a sua força motriz. O ator passou a fumar e emagreceu para dar mais realismo a sua personificação do escritor. Nelson Pereira dos Santos, com  mais essa produção, comprovou ser um dos maiores cineastas da história do cinema brasileiro.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Neymar ainda é um jogador do futebol?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

R Rocha de Sousa

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS