Você Sabia Que o Uso de Adornos em Unidade Hospitalares é Proibido ?

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Você Sabia Que o Uso de Adornos em Unidade Hospitalares é Proibido ?
 
Como medida de segurança, a Norma Regulamentadora- NR-32 que trata da  Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde determina que o empregador deve vedar o uso de adornos nos postos de trabalho de todos os trabalhadores do serviço. São considerados adornos: alianças, anéis, pulseiras, relógios de uso pessoal, colares, brincos, broches, piercings expostos, gravatas e crachás pendurados com cordão.
 
 
 
Porque não usar adornos no local de trabalho?
 
Os adornos não devem ser usados durante o trabalho nas áreas assistenciais, visto que facilitam o acúmulo de micro-organismos. Anéis, aliança, relógios e pulseiras, por exemplo, não permitem a lavagem correta das mãos e não secam completamente, acumulando umidade e resíduos.
 
 
Quais os riscos de adornos?
 
 
Além disso, os adornos apresentam risco de contaminação, uma vez que possibilitam o acúmulo de agentes biológicos e substâncias químicas, que podem ocasionar danos à saúde dos trabalhadores e por isso, o uso de adornos deve ser evitado.
 
 
 
 
Quem pode usar adornos no hospital?
 
 
De acordo com a Norma Regulamentadora Nº 32 (NR 32), todo trabalhador do serviço de saúde, bem como aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde exposto a agente biológico, independentemente da sua função, deve evitar o uso de adornos no ambiente de trabalho
 
 
 
Que tipo de trabalhadores a NR 32 protege?
 
Instituída em 2005, por meio da Portaria 485 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a norma regulamentadora NR 32 estabelece medidas protetivas para promover a saúde e a segurança de todas as pessoas que se encontram em um ambiente clínico ou hospitalar — colaboradores, pacientes, familiares, entre outras.
 
 
O que diz a NR 32 da Anvisa em relação ao uso do jaleco?
 
A Norma Regulamentadora 32, da Anvisa, que trata da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, estabelece que “os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais”.
É comum nós observarmos alguns profissionais da área de saúde com vestimentas circulando por algumas vias das cidades, lembrando que essa prática é errada, visto que estavam dentro das unidades de saúde na sua atividade laboral, e em contato com vários tipos de pacientes, podendo levar microrganismos para outras pessoas nas ruas e locais diversos.
 
 
Edivaldo Coelho da Silva
Consultor Técnico em Segurança do Trabalho
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS