Inovação em tratamento de Melasma: A combinação de tratamentos

O que é melasma 
 
Melasma é uma dermatose que acontece principalmente na face de mulheres sendo 90% dos casos. As manchas são escuras, simétricas e podem acontecer na face e membros superiores. Os fatores envolvidos no aparecimento dessa alteração de coloração da pele são fatores genéticos, terapias hormonais, fatores emocionais, cosméticos inadequados, exposição solar e algumas medicações. O diagnóstico acontece pelo exame médico, que definirá o melhor tratamento. 
 
Por que desenvolver um Protocolo exclusivo e inovador? 
 
O melasma é sabidamente uma dor estética de muitas mulheres que compromete sua qualidade de vida, trabalho e imposição na sociedade com a baixa estima. 
 
É crescente o número de tratamentos que visam a melhora dessas manchas, contudo, tratamentos isolados, pouco planejados e não baseados em evidências científicas, desanimam as pacientes, bem como podem trazer piora nas manchas. 
 
Protocolo IBA para Melasma 
 
O inovador protocolo IBA para tratamento de Melasma traz a combinação de tratamentos em Microinfusão de medicamentos por via percutânea em consultório, fototerapia de LED e despigmentantes em creme trazem resultados efetivos em pouco tempo. 
 
Como é o Protocolo
 
O primeiro passo é identificação do padrão da mancha e o diagnóstico médico do caso com dermatoscopia (exame de avaliação da pele não invasivo realizado em consultório). Assim o paciente entenderá melhor a base e as causas do melasma. 
 
O segundo passo é o início dos cuidados diários com despigmentantes (hidroquinona, ácido retinóico, ácido azelaico e outros), prescritos de forma individualizada. 
 
O terceiro e quarto passos acontecem em consultório em procedimento médico. 
 
A fototerapia é uma terapêutica inovadora através da que aplica exposições repetidas e controladas de radiação ultravioleta para alterar a fisiologia cutânea de modo a induzir a regressão ou controlar a evolução do melasma. Totalmente indolor e com duração média de 30 minutos a sessão. A escolha da programação da tecnologia é exclusiva a cada caso. 
 
 
A Microinfusão de Medicamentos por Via Percutânea é uma técnica para entrega de medicações na pele de modo controlado e pouco invasivo, com anestesia tópica para maior conforto no procedimento. Nessa etapa, o uso de antioxidantes, como ácido ascórbico, e principalmente o ácido trenexâmico, um clareador potente e inovador no tratamento do melasma. 
 
O ácido trenexâmico atua na conversão de plasminogênio em plasmina (a plasmina estimula fatores inflamatórios que aumentam a produção da melanina que dá a coloração mais escura na pele). Ao inibir a plasmina, também se inibe a produção de melanina e inflamação. 
 
 
O acompanhamento desse Protocolo IBA é de 3 meses, sendo o procedimento em consultório realizado em uma a três sessões com intervalo mensal. 
Nesse caso apresentado para instrução dos pacientes, elucida a possibilidade de resultados com o protocolo, logo no primeiro mês. 
 
 
Figura 2 Melhora de manchas, melhora de coloração global da pele, melhora de textura da pele
 
Mas devo manter o acompanhamento mesmo depois do protocolo? 
 
O Melasma á uma alteração que necessita ótima relação médico-paciente, uma vez que o acompanhamento e mudança de terapêutica é necessária para ajustes de protocolos. Contudo, o controle e melhora da pigmentação traz melhoras evidentes na autoestima do paciente e valem o esforço no tratamento combinado e constante. 
 
Miot, Luciane Donida Bartoli et al. Fisiopatologia do melasma. Anais Brasileiros de Dermatologia [online]. 2009, v. 84, n. 6 [Acessado 30 Março 2022] , pp. 623-635. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0365-05962009000600008>. Epub 25 Fev 2010. ISSN 1806-4841. https://doi.org/10.1590/S0365-05962009000600008.
 
A Dra Bruna Andrade, CRM/RO 4420, RQE 2334, atuante em Medicina Estética, associada da Associação Brasileira de Medicina Estética, autora de diversos artigos na área de embelezamento e harmonização e referência na área de Embelezamento natural e envelhecimento saudável na região Norte, vem apresentar seu novo Protocolo IBA para Melasma com a combinação de tratamentos para melhor tratamento dessa dor de suas pacientes.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

E M M M de Barros

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS