DNIT não cancela ponte Brasil-Bolívia - por Carlos Henrique Ângelo

DNIT não cancela ponte Brasil-Bolívia - por Carlos Henrique Ângelo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“Suspender é diferentede cancelar”, esclarece importante autoridade ligada ao gabinete do senador Confúcio Moura. É o que também deixam claro os dicionários, conforme reprodução exibida acima dessas considerações. É que, ao contrário do que imaginam e até comemoram observadores desatentos da imprensa e “especialistas” de redes sociais, as obras da ponte binacional sobre o rio Mamoré, em Gotejará Mirim, não foram canceladas, mas apenas suspensas provisoriamente.

A medidafoi adotada para que não sejam comprometidos os prazos rigorosos estabelecidos pelas normas do DNIT, enquanto se aguarda a decisão do TCU sobre o recurso apresentado por uma empresa desclassificada no processo de licitação da obra. O que, espera-se, venha a ocorrer nos próximos dias. Não há, nem da parte do governo, do Ministério dos Transportes ou do DNIT qualquer manifestação no sentido de cancelar a obra, há tanto tempo aguardada pela população beneficiada de ambos os países.

A ponte constituiobra fundamental e estratégica para Rondônia e toda a região norte. Porto Velho consolida, por ela, a sonhada saída para o Pacífico, que retira o município da condição geográfica de “quarto dos fundos” da cartografia nacional para ocupar o coração da geopolítica sul americana, com transporte intermodal capaz de ligar os portos do Atlântico e do Pacífico. Especialmente com a perspectiva de asfaltamento da BR-319, que vai possibilitar o acesso terrestre Porto Velho – Manaus.

Se para Porto Velhoa ponte e a rodovia são fundamentais para alavancar definitivamente o desenvolvimento, para Manaus representam muito mais, considerando que a BR-319 representa a única via terrestre para escoamento da produção amazonense. E ela vai chegar juntamente com a abertura do acesso aos portos do Pacífico e aos mercados do cone sul e asiáticos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Você acredita que o prefeito Hildon Chaves vai conseguir inaugurar a rodoviária dia 20?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Dipagro LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS