Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
PARA PENSAR
O Brasil colhe aquilo que plantou durante as pedaladas fiscais. Como sempre, a safra pútrida vem parar no nosso prato.
CONCEITO DE FAMÍLIA
A polêmica sobre conceito de família é tema de uma enquete no portal da Câmara dos Deputados. O internauta terá de responder se é a favor ou contra o conceito de família como núcleo formado “a partir da união entre homem e mulher”. Pelo levantamento de ontem, mais de 52% dos internautas responderam que sim. O texto-base para o Estatuto de Família define a entidade familiar como o núcleo formado a partir da união entre homem e mulher.
EDGARD DO BOI
O presidente do PSDC, Edgard do Boi, começou a semana agitado para os preparativos finais do grande encontro do PSDC, marcado para o próximo dia 20, sábado. Além da presença confirmada de todos os presidentes regionais do partido, também participarão do evento 7 deputados estaduais do PSDC. Todo esse pessoal irá recepcionar José Maria Eymael, o presidente nacional da sigla. O encontro será aberto às 9 horas, no auditório do Ecos Hotel.
Ali começa as discussões sobre a participação do PSDC nas eleições de 2016, que certamente terá peso na formatação da marcha do partido em 2018.
DESENCANTAMENTO
Político dos mais experientes de Rondônia, Odacir Soares está decidido a disputar a prefeitura de Porto Velho. Se de um lado ele ficou mais tranquilo em relação à questão troca de partido, pois agora isso não o levará a perder sua condição de suplente de senador, ele não esconde seu desencanto com a evolução da reforma política na Câmara Federal.
– Sinceramente, eu não estou vendo reforma nenhuma. Penso que o Congresso Nacional não está assumindo o seu papel de fazer uma reforma política verdadeira. Tem questões fatiadas, discutidas separadamente sem nenhuma participação popular. Não temos nada de novo que possa ser agregado ao processo democrático no país. Mesmo assim vejo positivamente a decisão de tratar desse assunto, mesmo sem os grandes avanços que todos esperávamos – discorreu o ex-senador.
CANDIDATURA PRÓPRIA
A convenção dos tucanos rondonienses no último domingo não só reconduziu o ex-senador Expedito Júnior ao posto de presidente estadual do PSDB, como também deixou claro como será a caminhada do partido no próximo ano. Tucanos emplumados disseram ao colunista que não tem outro caminho ao PSDB em Porto Velho, que não seja lançar candidatura própria.
Mas ninguém falou de forma categórica quem será o nome escalado para enfrentar a reeleição de Mauro Nazif. O nome da deputada Mariana Carvalho ainda é considerado o mais apropriado para encarar o desafio de 2016.
SONHO
Entre os peessedebistas contatados pela coluna o sonho com o desfecho da efetiva cassação de Confúcio Moura é grande. Na opinião deles, mesmo diante das dificuldades que possam existir para a efetivação da posse de Expedito Júnior, como o segundo colocado no pleito passado, a retirada de Confúcio da administração estadual será um dos meios para animar a militância tucana nas eleições de 2016, além de criar os meios para a conquista do Poder no estado em 2018, quando o partido pode apresentar mais uma vez Expedito Júnior como candidato.
INVESTIGAÇÃO
Tudo leva a crer que dirigentes públicos rondonienses continuam apostando na impunidade no trato com o dinheiro público. Há uma avacalhação em quase todos os municípios, segundo uma fonte ligada a órgão de controle externo, na concessão de diárias, tanto na esfera do poder executivo como na dos legislativos municipais.
A suspeita é de que prefeitos e vereadores estão aumentando os salários utilizando recursos das viagens. Diante dessas suspeitas, promotores de Justiça devem abrir uma série de investigações na maioria das comarcas rondonienses.
LIMITAR GASTOS
Pelas regras atuais, basta o político apresentar um relatório, de forma genérica, para justificar os deslocamentos e embolsar o dinheiro.
De acordo com a fonte, o MP pretende discutir o assunto com a Arom (Associação Rondoniense de Municípios) para limitar os gastos conforme a realidade financeira de cada município. A iniciativa ganhará o Estado. Do jeito que a coisa está nos dias atuais, o destino preferido de prefeitos é Brasília. Alguns viajavam para a capital federal sempre numa programação que aproveite os fins de semana.
AMIGOS
Recentemente o vereador e presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, o petista Bengala, foi para Belém (PA) levando a tiracolo seu motorista particular, os dois recebendo diárias polpudas. Detalhe: Bengala e seu motorista viajaram de avião, com tudo pago pelo contribuinte. E até agora não houve qualquer manifestação da Câmara sobre providências para cobrar essa sinecura do presidente da Casa. A excessiva quantidade de deslocamentos de vereadores para fora do estado virou motivo de chacota entre moradores de vários municípios.
600 MIL REAIS
Nas redes sociais o reconhecido defensor do patrimônio histórico de Porto Velho, acadêmico da Unir, Manuel Português faz um desabafo contra a Funcultural e a Sema, pelo gasto exagerado no evento de abertura do Circuito Junino de 2015, com o show de Alceu Valença, no último domingo, no (quá!quá!quá!quá!) Parque da Cidade.
Até os fãs de carteirinha de Alceu acharam um absurdo o que a prefeitura teria gasto na festa daquela noite: valor superior, na conta de Manuel Português, a 600 mil reais. Só isso já justificaria um inquérito por parte do MP.
PÃO E CIRCO
“A cidade toda arrebentada, esbagaçada, prédios públicos abandonados, praças públicas lotadas de feirantes, o patrimônio histórico e cultural da Madeira Mamoré entregue a bandidos e traficantes, invasões permitidas pela prefeitura no patrimônio histórico da Candelária, as 3 Caixas D’Água sem conservação e manutenção... E esta Fundação e a Sema (i)responsáveis, além de darem licenças para construção em área tombada pelo patrimônio, abateram castanheira centenária e fizeram pouco caso desse assunto...
E agora tiveram a audácia de armar um pão e circo na esperança de enganar o zépovinho. Gastaram mais de R$ 600 mil na festa da noite do domingo, não sobrando nada disso para a cidade. E ainda fizeram propaganda política-eleitoral mentirosa, antecipada em mais de um ano, pelos puxa-sacos e baba-ovos que se acham os tais. Ainda bem que foram vaiados. Bem feito pelas vaias. Mas o povo deveria ter jogado neles o lixo do mercado do peixe do Cai N’água”. Esse foi o texto do Manuel Português que ainda está circulando na rede social, através do Facebook.
PUNIÇÃO LEVE
Muito leve a punição aplicada ao ex-reitor da Unir, Januário de Oliveira Amaral, pela apropriação indébita na ordem de 48 mil reais da (a) Fundação Rio Madeira (Riomar) Januário foi condenado à pena de 10 dias-multa, fixada em dois salários mínimos atuais, correspondendo à sanção pecuniária a R$ 15.760,00. E nem um tiquinho de cadeia.
Igualmente leve a pena aplicada ao vereador Edwilson Negreiros por ter praticado duas vezes o crime de falsidade ideológica. Ele não perderá o cargo de vereador e apenas pagara 10 salários mínimos em favor de entidade pública ou privada com destinação social e prestação de serviços comunitários. Desse jeito tem muita gente capaz de acreditar que o crime compensa.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!