Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Renúncia – Por Gessi Taborda
RENÚNCIA
Não, o senhor Confúcio Moura não vai renunciar. Esse seria um ato de grandeza em favor do estado de Rondônia. Mas o governador não enxerga o óbvio: o povo não acredita mais nas suas mentiras, nos seus disfarces marqueteiros, nas promessas e no blá-blá-blá que costuma usar no blog.
Mesmo que o epílogo não aconteça no plenário da Justiça (que pode ser hoje) o seu governo c’est fini, sua gestão já era. Se quiser demonstrar amor por Rondônia deveria renunciar permitindo que o estado voltasse aos trilhos. Mais quatro anos desse “filósofo” levará Rondônia a um desastre ainda maior.
POBRE CÂMARA MUNICIPAL
Os vereadores de Porto Velho não tomam simancol de jeito nenhum. Eles parecem não enxergar que a omissão do legislativo municipal diante de fatos gravíssimos causando prejuízos ao erário, tem o efeito de um verdadeiro assalto à ética. Os vereadores possivelmente erram imaginando que como a maior vítima das lambanças da gestão municipal e da própria casa legislativa é o povo, não há necessidade de uma tomada de posição clara contra tanta irresponsabilidade.
VÍTIMA PRINCIPAL
No entanto, quando os vereadores deixam de manifestar e tomar posição diante de denúncias sobre a farra das diárias de vereadores e assessores, em viagens completamente dispensáveis (como a do presidente Bengala e seu motorista), ou com o desperdício do dinheiro público pela prefeitura; no pagamento de aluguéis de prédios sem nenhuma utilidade uso, vê-se que a Câmara Municipal de hoje é de muito pouca utilidade para o cidadão que paga impostos.
Se os vereadores usassem melhor os neurônios, descobririam que se torna a maior vítima a própria Câmara Municipal acaba se tornando a maior vítima dessa incompetência e covardia no cumprimento do papel fiscalizador do legislativo.
COBRANÇA DO ELEITOR
Se os vereadores continuarem de olhos fechados para estas barbaridades, serão responsáveis pelo mergulho cada vez mais profundo da instituição. O grau de desmoralização dessa legislatura capaz vai comprometer o projeto político da maioria da edilidade. Até parece que a maior parte dos vereadores não está nem um pouco preocupada com a as eleições do próximo ano.
PENEIRA
E assim, imaginando ser possível tapar o sol com a peneira, os vereadores caem nos degraus do nauseante corporativismo, com as tais audiências públicas destinadas apenas ao blábláblá inútil, num verdadeiro desprezo à inteligência da opinião popular, acreditando que assim vai conseguir salvar o lado daqueles edis acostumados a se lambuzar na sujeira dos episódios mais lamentáveis da política local.
FALTOU O PAPA
Esse parece ser o grande objetivo da próxima audiência pública anunciada para o dia 28 próximo. O tema do evento é passe livre no transporte coletivo. E para isso, pasmem leitores, requereram a presença do governador, do presidente da Assembleia, do Secretário de Estado da Educação, do presidente da OAB, do procurador chefe do Ministério Público e, por fim, a presença do prefeito e do secretário municipal da educação.
Ora, certamente o objetivo da tal reunião é só jogar conversa fora. Os vereadores devem saber que transporte coletivo (incluindo o de estudantes) é prerrogativa do Executivo Municipal. As autoridades do estado nada têm a ver com isso. Foram requeridas apenas para dourar a pílula. Quem sabe na próxima audiência pública os edis não convocarão também o Papa...
REAPROXIMAÇÃO
Em um passo decisivo para a reaproximação com os EUA, a presidente Dilma Rousseff vai se encontrar com Barack Obama, de forma reservada, no Panamá na próxima semana, onde será realizada a 7ª Cúpula das Américas. Da reunião pode sair a definição da data da visita que Dilma pretende fazer a Washington este ano. Dilma desistiu de uma visita de Estado, a mais elevada no protocolo, e optou por uma visita de trabalho, de caráter mais informal. Se preferisse o primeiro formato, teria de esperar até 2016, já que o calendário da Casa Branca está carregado neste ano.
TITITI DO MOMENTO
Ainda tem dado o que falar a denúncia de que o ex-deputado Carlos Magno recebeu dinheiro da Lava Jato para pagar o tratamento de saúde que só foi resolvido com o transplante do fígado.
O resultado, segundo entusiastas do político (que já foi prefeito de Ouro Preto do Oeste, Secretário de Estado da Agricultura e deputado estadual), é que ele pode desistir da aposentadoria precoce da política e voltar à ribalta em 2016.
Depois que o Alex Testoni foi pego na festival de corrupção com o indigitado esquema do Espaço Alternativo (??), e curtiu juntamente com o deputado Mosquini um aperitivo no xilindró, Magno é coringa numa disputa ouropretense, de onde saiu consagrado como bom prefeito.
ODACIR
Em Porto Velho a falta de coragem dos pretendentes ao paço de se mostrarem publicamente, faz de Odacir Soares, o principal rival dos peessebistas em 2016.
QUINTA QUENTE
Se não der xabu novamente, essa quinta-feira poderá ferver no mundo político caso o governador encontre finalmente o seu Waterloo. Entre boa parte dos políticos que não são do PMDB ouvidos ontem pela coluna, é dada como certa uma decisão que tire definitivamente o governador do cargo, como punição legal por ter abusado do poder econômico e político para vencer a reeleição. A maioria dos políticos acha que a melhor saída seria a realização de nova eleição para o comando do Executivo rondoniense.
BOA IDÉIA
A deputada Lúcia Tereza, segundo fontes próximas ao seu gabinete, estaria pensando em apresentar um projeto de lei muito oportuno para essa época de explosão de dengue em várias cidades rondonienses. Seu projeto visa determinar ao Executivo que distribua gratuitamente repelentes para famílias de baixa renda e moradores de áreas atingidas. A proposta vai prever que a distribuição seja feita apenas nos períodos mais críticos e que exista um cadastro dos beneficiados.
DONO VERDADEIRO
Língua ferina. Um ex-assessor do deputado Lindomar Garçom acabou deixando escapar uma inconfidência enquanto bebericava uma loira gelada num boteco da cidade. O papo rolava em torno de que o povo deve ser o verdadeiro dono do mandato de quem foi eleito para representá-lo. E ai surgiu o comentário: “No caso do Garçom, o mandato é praticamente de advogados pagos para tentar livrá-lo de processos que podem terminar em cassação...” e mais não falou.
ZELOTES
Algo muito parecido com a “Operação Zelotes” vai chegar a Rondônia possivelmente até meados de maio. Nomes sabidamente relacionados como grandes sonegadores do fisco estão sofrendo de insônia. Segundo fonte bem informada nesse momento os “g-mans” estão coletando provas. Pelo que se ouviu será um verdadeiro tsunami no mundo empresarial rondoniense, capaz de atingir também alguns políticos diretamente envolvidos com esse tipo de sujeira.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!