BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Modulação do cortisol - por Andreia Marri

Por Andreia Marri

18 de Dezembro de 2020 às 15:32

Foto: Divulgação

Muitas vezes acordamos cansados, as 18 horas exauridos, e as 22h super acordados.
 
Muitos podem ser os fatores dentre eles se destaca  o cortisol. O cortisol é um hormônio relacionado ao sistema emocional, modula  a inflamações e alergias, os níveis de estresse, imunidade, emoções, glicemia e síntese de massa muscular. Cortisol sanguíneo alto ou baixo pode estar relacionado com aumento do peso ou depressão. Os níveis de cortisol variam durante o dia porque ele está ligado à serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e de bem estar. 
 
Alimentação adequada e atividade física são as chaves da modulação de cortisol. O cortisol alto esta está relacionado com perda de massa muscular e aumento de peso, diminuição da testosterona e da memória. O cortisol baixo está ligado a depressão, fadiga, cansaço, desejo de comer doces. 
 
A modulação do cortisol começa com a dieta anti-inflamatória (IF>200 em todas as refeições), com no mínimo 2000 mg de fitoquímicos/dia. Chá como por exemplo, de gengibre ou canela, ou chá verde pela manhã e a tarde; oleaginosas e semente de abóbora nos lanches!!! 
Crie novos hábitos não restrições!!!
 
Procure um profissional nutricionista para adequar sua alimentação, conforme suas necessidades diárias !!!
 
Nutrição amor à vida.
 
Pitadas de Saúde por Andréia Marri
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS