BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Andreia Marri: Alimentos nutracêuticos

Confira a coluna Pitadas de Saúde de Andreia Marri

Por Andreia Marri

24 de Julho de 2020 às 09:18

Foto: Divulgação

Todo alimento contém componentes essenciais à nossa saúde nomeados nutrientes, que podem ser vitaminas, minerais, enzimas, gorduras “boas” , fibras etc. Alguns alimentos vão além de suas funções nutricionais básicas, pois contribuem para melhora do estado de saúde e bem-estar e reduzem o risco de algumas doenças.
 
Porém, o estilo de vida atual, que consome muitas horas do dia com jornada de trabalho, estudos, trânsito e stress, tira das pessoas o tempo para dedicar-se a uma alimentação balanceada e saudável, impossibilitando dedicar tempo para o preparo de refeições com alimentos de procedência natural e com um cardápio equilibrado. E alguns nutrientes é necessário suplementar estudos apontam por exemplo o omega 3, só através da alimentação não conseguimos alcançar a ingestão diária recomendada.
 
A qualidade de vida e saúde de uma população pode ser parcialmente determinada pelo padrão nutricional adotado ao longo da vida. Fica claro também, que uma alimentação completa, com quantidades adequadas e equilibradas de nutrientes, é condição essencial para a manutenção da saúde.
 
Nutracêuticos são alimentos ou parte de um alimentos que proporciona benefícios a saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença. Tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas e dietas até os produtos beneficamente projetados, produtos herbais e alimentos processados tais como cereais, e bebidas.
 
Como está sua alimentação? Você tem consumido a quantidade de nutrientes ideias para desenvolver suas funções vitais?  Faça prevenção, cuide-se!
 
Dica da nutri: consuma alimentos ricos em licopeno presente na melancia, goiaba, tomate , probióticos que está presente nos leites fermentados, catequinas presente no chá verde , resveratrol encontrado na uva roxa especialmente na casca.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS