BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Obesidade e suas consequências

Por Andreia Marri

Por Andreia Marri

19 de Junho de 2020 às 09:16

Atualizada em : 19 de Junho de 2020 às 09:18

Foto: Divulgação

A obesidade revelou-se um grave problema de saúde pública, presente em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, envolvendo todas as classes sociais.
A obesidade contribui para o desenvolvimento de várias comorbidades como: diabetes, cardiopatias, hipertensão arterial, doenças das articulações, apnéia do sono entre outras, é multifatorial podendo estar associada a fatores genéticos, sedentarismo e dietas hipercalóricas, o balanço energético positivo ou seja, a ingestão de calorias superior ao gasto energético, favorece ao acúmulo excessivo de gordura corporal, sendo uma das condições para a ocorrência da obesidade.
 
A reeducação nutricional promove a adoção de práticas alimentares saudáveis e a manutenção do peso adequado, criando novos sentidos e significados para o ato de alimentar-se, conhecendo as funções de cada alimento e seus benefícios, e quais alimentos e quantidades adequar em cada refeição.
Com as mudanças alimentares e a prática de atividade física, contribuem para um balanço energético negativo ou seja o indivíduo gasta mais calorias do que ingere, e com isso a perca de peso.
 
Estudos realizados em voluntários com sobrepeso, obeso e eutrófico, acerca dos hábitos alimentares em diferentes populações, mostra que em ambos os grupos uma dieta inadequada com ingestão elevada de macronutrientes: Carboidratos, Gorduras e proteínas, e um baixo consumo de micronutrientes: Vitaminas, minerais, gorduras boas e fibras presente nas frutas, verduras, legumes e oleoginosas, traz consequências grave para o organismo sendo prejudicial a saúde.
 
Tome uma decisão, busque um profissional nutricionista ele fará as adequações necessárias entre os macronutrientes e os micronutrientes, favorecendo a perca de peso, melhorando o intestino, a qualidade do sono, produção hormonal, sistema imunológico, contribuindo para sua saúde e qualidade de vida, cuide-se!
 
 
Pitadas de saúde com a nutricionista clínica esportiva
Andréia Marri - CRN 3636
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS