BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Covid-19: Como reforçar o sistema imunológico - Por Andreia Marri

Confira a coluna de Andreia Marri

Por Andreia Marri

21 de Maio de 2020 às 15:00

Foto: Divulgação

Em meio à pandemia atual coronavírus ( covid -19), um sistema em nosso organismo tem ganhado importância , o sistema imunológico, ele é formado por um conjunto de células, que tem a função de proteger o nosso corpo de qualquer micro organismo por ele não reconhecido, exemplos vírus ( H1N1, Sars, Covid ), bactérias entre outros. As vitaminas e minerais auxiliam para o bom funcionamento das células de defesa, os estudos mostram a importância do consumo diário dos alimentos provenientes destas fontes.
 
Vitamina A - entre outras propriedades, auxilia na modulação da imunidade, e se encontra em alimentos de cor alaranjada ou verde escura como abóbora, cenoura, couve, brócolis;
 
Vitamina D - Auxilia na formação dos ossos, mas também tem papel no sistema imune , a principal forma de obtê-la é a exposição aos raios solares ou suplementação.
 
Vitamina C - É um nutriente antioxidante , existem vários estudos sobre seu papel preventivo em doenças do trato respiratório. Alimentos fontes de vitamina c, laranja, limão, acerola, kiwi, pimentão;
 
Zinco - É o mineral que possui maior importância para o sistema imune , em geral os idosos possui deficiência deste mineral, alimentos fontes de zinco , carnes, fígado e vísceras , peixes, ovos, e cereais integrais como aveia.
 
Selênio - É um mineral com função antioxidante, porém também tem participação na função imune, alimento fonte castanha do Pará.
 
A minha dica é a inclusão desta planta gengibre e do suplemento glutamina.
 
Gengibre - É uma raiz que possui o composto gengirol que tem função anti inflamatória, em sua composição também contém vitamina A, selênio e zinco , que atuam no sistema imune, modo de consumo, ralado em preparações de refeições, sucos e chás .
 
Glutamina - É um suplemento alimentar que auxilia no reestabelecimento e fortalecimento do sistema imunológico, para adquirir você encontra em lojas de suplementos, produtos naturais e farmácias .
 
Uma alimentação balanceada e saudável contribui, para melhor resistência do corpo a infecções em geral , e este cuidado tem que ser diário diante da avaliação de um profissional nutricionista, para fazer suas adequações diárias.
 
Pitadas de saúde com
Andréia Marri Nutricionista clínica e esportiva CRN 3636
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS