Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em andanças
Pelo interior de Rondônia me surpreendo cada vez mais com a diversidade deste Estado. Na região de Rolim de Moura, por exemplo, tem uma propriedade que produz uvas da espécie Niágara, há 14 anos. Na mesma propriedade a família fabrica vinho e suco natural de uva. Apesar de já estarem plantando uvas há tanto tempo, eles ainda não acertaram o ponto, “estamos fazendo experiências, mas a cada ano a produção aumenta e melhora”.
Em Jaru
Atualmente são processados, em um único laticínio, cerca de 700 mil litros de leite por dia. O produto é coletado tanto em Jaru quanto nos municípios vizinhos. E os produtos, após o processamento, abastecem o mercado regional de queijo, leite, requeijão e outros derivados. Uma quantidade absurda. Na vizinha Ouro Preto, está em fase final de implantação uma central de atendimento para pessoas que tem feridas crônicas, causadas por diabetes, mosquitos, má-circulação sanguínea ou outros fatores.
O centro
Vai funcionar no hospital municipal de Ouro Preto e vai atender os pacientes com uma técnica desenvolvida por pesquisadores do próprio município. Uma substância encontrada no óleo do babaçu, uma planta da região, é o grande responsável pelo sucesso do tratamento. Diariamente dezenas de pessoas procuram hospitais para fazerem curativos e limpeza dessas enfermidades. Com essa nova técnica, muita gente deve melhorar.
Ainda em Ouro Preto
Quem ainda não foi, precisa conhecer o Parque Chico Mendes, que oferece uma das mais incríveis paisagens de Rondônia. Na subida é possível ter uma visão completa da cidade de Ouro Preto. Ao subir um pouco mais, você chega ao outro lado do morro, onde saltam os atletas de parapente e asa delta. O lugar é lindo. Para conhecer um pouco mais sobre o que estou falando, acesse nosso Tumblr (http://painelpolitico.tumblr.com/). Lá você encontra galerias de imagens de Rondônia.
Para atiçar
E deixar a gente que mora em Porto Velho com um pouquinho de inveja, fiz um pequeno vídeo passando sobre o viaduto de Ji-Paraná, que já está pronto e começou bem depois dos nossos.
Sucessão
E na região central do Estado, a grande pergunta é se Alex Testoni vem ou não para governo. Em conversa com o prefeito de Ouro Preto nesta segunda-feira, Testoni reafirmou sua parceria com o governo de Confúcio Moura, “é muito cedo para esse tipo de decisão. Sinceramente? Não tenho vontade”, disse Testoni.
Parceria
E a coluna Painel Político deu início a uma parceria com o jornalista e radialista Hamilton Alves, uma das maiores audiências do rádio em Ouro Preto e Jaru. A partir da próxima segunda-feira, 2, a coluna será disponibilizada em formato podcast para a Jaru FM, no horário de Hamilton Alves. Os arquivos também estarão disponíveis no www.painelpolitico.com.
3%
Esse é o percentual que Confúcio Moura teria se as eleições fossem hoje. Pesquisas feitas nos 10 maiores municípios de Rondônia apontam esse percentual. E ele vem se mantendo há tempos. Por mais que o governo esteja presente nos municípios, principalmente através do DER, a imagem do governador está extremamente desgastada.
Casa nova
O Rondoniaovivo inaugura sua nova sede (própria) nesta quarta-feira e comemora, a partir das 8h30min com um café da manhã. As novas instalações (estalando de nova) ficam na Avenida Abunã, 3445 A. Uma nova fase para o mais completo jornal eletrônico de Rondônia.
Drama
O desaparecimento de crianças é um fato triste e desesperador. Nas últimas semanas vários casos foram relatados através de redes sociais. A coisa ficou tão séria que o secretário de Defesa, Marcelo Bessa fez um comunicado (em seu perfil no Facebook) afirmando que não passam de boatos o alarde que vem sendo feito nos últimos dias. A postagem, que foi compartilhada por mais de 400 pessoas, causou polêmica, diversos internautas questionaram a atitude do secretário e alguns chegaram a afirmar que ele estava equivocado em sua colocação. Quem quiser conferir a postagem do secretário e a repercussão, pode olhar em seu perfil no Facebook.
De qualquer forma
É sempre bom prestar atenção redobrada às crianças. O pequeno Arthur continua desaparecido.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feito pelos telefones (69) 3225-9979 / 9363-1909, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, no Twitter.com/painelpolitico,Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Rua da Platina, esquina com Rio Madeira, 4326, Conjunto Marechal Rondon.
Cocaína muda a estrutura do cérebro em horas
Consumir cocaína pode mudar a estrutura cerebral em horas, o que pode ser o primeiro passo para o vício. Testes em camundongos publicados na revista científica “Nature Neuroscience” mostraram que novas estruturas relacionadas ao aprendizado e à memória começam a crescer logo após a ingestão da droga. E roedores com estas mutações mostraram grande preferência por cocaína. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley e São Francisco examinaram saliências das células do cérebro chamadas espinhas dendríticas, fortemente ligadas à formação da memória. Nos testes, os roedores podiam explorar livremente duas câmaras, com cheiros e texturas diferentes. Uma vez escolhido o ambiente preferido, os camundongos eram levados para a outra câmara e injetados com cocaína — o ambiente também mostrou ser um fator importante no experimento. Um tipo de laser microscópico foi usado para observar o cérebro dos roedores em ação e procurar pelas espinhas dendríticas, que eram produzidas em maior quantidade com a injeção de cocaína do que com a injeção de água, o que sugere que novas memórias eram formadas a partir do uso da droga e que o cérebro aprende a gostar dela. Os primeiros sinais de mudança puderam ser detectados duas horas depois da primeira dose.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!