BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

SESDEC entrega estudos para SEAD realizar concurso da Civil

COLUNA

20 de Agosto de 2013 às 18:29

Foto: Divulgação

Mas ainda não tem previsão para realização de concurso, nem número de vagas disponíveis

Foi assim

O deputado Hermínio Coelho entrou na sala, ouviu os delegados dizerem “o senhor tem o direito de permanecer em silêncio, podendo se manifestar em juízo”. Hermínio então disse, “sobre essa operação tenho a dizer que ela é política e por isso vou me manifestar apenas diante de autoridades isentas, ou um promotor ou um magistrado”. A manifestação foi anotada pela escrivã e não foi feita nenhuma pergunta, o que é de praxe.

Crimes

Enquanto isso a situação fica complicada lá pelas bandas de Alto Paraíso. Passados mais de dois anos após uma série de mortes (dois vereadores e um empresário) e a polícia ainda não elucidou o caso. A delegacia da cidade estava sem energia até hoje pela manhã porque o prédio é velho e apresenta uma série de problemas. O delegado Thiago Flores preferiu não comentar o assunto, afirmando que “as coisas por lá já estão bem complicadas”.

A declaração

Foi dada nesta terça-feira após publicação de matéria sobre os crimes que continuam sem soluçãoaqui em Rondônia.

Outra

Os números não andam lá muito favoráveis no setor de segurança pública em Rondônia. De acordo com dados da própria SESDEC. O número de furtos de veículos supera, e muito, os do ano passado, quando foram registrados durante todo o período 416 ocorrências. Estamos em agosto e já foram registrados neste ano 453 casos. Nos casos de roubo (quando há violência para subtração do bem) foram registrados 370 casos já neste ano, contra 414 durante todo o ano de 2012. A SESDEC não informou a quantidade de casos de recuperação de veículos, nem se estão sendo adotadas medidas para redução dos crimes.

Porém

A SESDEC deve anunciar em breve a publicação do edital para concurso público. Os estudos foram entregues para a Secretaria de Administração do Estado. Os estudos da SESDEC indicam que precisam ser contratados cerca de 90 delegados, aproximadamente 100 candidatos para agentes e pouco mais de 100 para escrivão. Mas os números de vagas disponibilizados não serão esses, em função da disponibilidade orçamentária.

Com isso

A SESDEC espera resolver, pelo menos em parte, a questão de pessoal que há muito está defasada. Outro que também precisa aumentar o contingente é a Polícia Militar.

Absolvidos

Os vereadores de Candeias do Jamari, Antônio Serafin da Silva Júnior, Benjamin Pereira Soares Júnior, José Luiz Galhardi, Neilton Bento, Paulo de Souza Sena, Pedro Pereira da Costa e Ricardo Rocon, todos processados por suposta prática de ato de improbidade administrativa (autos n. 0023399-86.2011.8.22.0001) que teria consistido em aprovação de projeto lei enviado para à Câmara pelo Prefeito para a suposta doação de bens públicos e desapropriação de bens particulares. A questão passava pela desapropriação de lotes urbanos para construção de casas populares via Caixa Econômica e depois pela doação de lotes urbanos para Rogério Ferneda.

Em sentença

Longamente fundamentada a juíza Inês Moreira da Costa absolveu todos os vereadores e, ainda, o prefeito do Município de Candeias do Jamari, Osvaldo Souza, conhecido como Dinho. Na sentença reconhece-se que não houve de fato qualquer prejuízo ao erário, apesar de algumas irregularidades, produto mesmo de atecnia, mas jamais de má-fé ou vontade de lesar a administração. Reconheceu-se também que não se pode imputar improbidade a um parlamentar quando lança mão de seus votos na casa representativa. Os vereadores foram defendidos pela Banca Machado Nogueira e Vasconcelos notabilizada no cenário jurídico em matérias  constitucionais, eleitorais e administrativas. Ainda pesa contra os edis e o Prefeito uma ação penal com fundamento nos mesmos fatos.

Abusos

Painel Político produziu reportagem especial sobre agressões sofridas por educadores em escolas de Rondônia. A matéria é longa e foi publicada na última edição da revista, mas vale a pena conferir, principalmente os profissionais de educação. Para conferir, CLIQUE AQUI.

Agentes penitenciários

A Assembleia Legislativa votou nesta terça-feira o reajuste para os agentes penitenciários. Por 18 votos, 2 ausências e 1 abstenção regimental, a lei complementar foi aprovada.

Fale conosco

Contatos com a coluna podem ser feito pelos telefones (69) 3225-9979 / 9363-1909, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, noTwitter.com/painelpolitico,Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Rua da Platina, esquina com Rio Madeira, 4326, Conjunto Marechal Rondon.

Novo estudo relaciona a ingestão de cobre ao Alzheimer

A ingestão de cobre durante a vida pode contribuir para o aumento de placas da proteína beta-amilóide, que causa o mal de Alzheimer, segundo um novo estudo publicado ontem na “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS). Antes visto como um aliado da saúde, o metal, que está presente em praticamente tudo o que ingerimos — da água que chega às torneiras por canos de cobre, aos vegetais e carnes que são fontes de cobre — agora é apontado como vilão. De acordo com o estudo, de uma equipe da Universidade de Rochester em Nova York, ratos que foram alimentados com mais cobre na água tiveram maior acúmulo do metal nos vasos sanguíneos no cérebro, o que torna a eliminação da proteína beta-amilóide mais difícil. – É claro que, com o tempo, o efeito cumulativo do cobre é de prejudicar os sistemas pelos quais a beta-amilóide é removida do cérebro – explica o pesquisador chefe do estudo, Rashid Deane, que afirma que o cobre também aumentou a produção da proteína. – É um golpe duplo, de aumento da produção e diminuição da depuração da proteína.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS