FESTIVAL DE PARINTINS: Morre de COVID-19 um dos maiores nomes do Boi Garantido, Paulinho Faria

Apresentador do Garantido por 26 anos, Paulinho Faria estava internado desde o início do mês e faleceu nesta segunda-feira, deixando os amantes do boi-bumbá em luto

FESTIVAL DE PARINTINS: Morre de COVID-19 um dos maiores nomes do Boi Garantido, Paulinho Faria

Foto: Divulgação

Uma das figuras mais históricas do Boi Garantido se foi nesta segunda-feira (22). Paulinho Faria, histórico apresentador e também levantador de toadas do bumbá vermelho e branco, faleceu em Manaus, vítima da Covid-19, aos 61 anos de idade.
 
A informação foi confirmada pelo irmão dele, Zezinho Faria, no Facebook.  "Com imensa tristeza comunico que neste instante acabou de falecer o meu querido irmão Paulinho Faria". Paulinho estava internado desde o início do mês, inicialmente no hospital Jofre Cohen, em Parintins, e depois em uma unidade particular de Manaus.  
 
 
Trajetória
 
Paulinho Faria teve a vida dedicada ao Garantido. Apresentador do bumbá desde os 15 anos de idade, ele permaneceu no posto por longos 26 anos, vencendo o item nada menos que 24 vezes. Conhecido como 'Garotinho de Ouro', ele ainda foi levantador do bumbá por quatro anos, em um período que antecedeu a 'era' David Assayag.
 
Ele ficou no posto até o ano 2001, quando passou o bastão para Israel Paulain. Depois disso, adotou uma perfil mais reservado, aparecendo pouco em eventos, fazendo poucos shows e dando entrevistas cada vez mais raras. Uma prova de que sempre fez o que fez motivado não por fama ou dinheiro, mas pelo amor ao boi da Baixa do São José.
 
Responsável por eternizar a chamada 'Mas quem é Garantido levanta o braço', que animava a galera vermelha e branca no Bumbódromo e que até é hoje é entoada por Israel Paulain, seu sucessor, Paulinho hoje deixa os dois lados da Ilha Tupinambarana em luto pela saudade e a partida de alguém que foi tão importante para o Festival de Parintins, não apenas para o Garantido.
 
Visão para sucessos
 
Em reportagem publicada por A CRÍTICA em 2009, Paulinho Faria lembrou que foi o responsável por convencer o Garantido a apostar em duas toadas que marcaram história no Garantido: Tic Tic Tac e Vermelho. “ Insisti muito para colocarem e hoje são dois grandes sucessos internacionais”, contou ele. Sua voz em outros sucessos do Garantido pode ser conferida no disco Toadas Imortais do Boi Garantido, em que ele entoa clássicos com Rio Amazonas,  Boi de Carmo e Dança das Cores.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS