Momento Lítero Cultural - Por Selmo Vasconcellos

 

 

ROSEMARY  LOPES  PEREIRA - Curitiba, PR– Em Memória

 

Nasceu no dia 02 de outubro de 1927, é natural de Irati, onde ainda jovem, editou folhetins. Foi ensaísta, poetisa, cronista, jornalista, radialista, professora, trabalhou no teatro e como musicista (piano e acordeão). Sendo regente do Coral Nossa Senhora da Luz, foi responsável pela primeira execução do Hino do Cinquentenário de Irati, no ano de 1957. O contato com a comunicação aconteceu em Ponta Grossa através do rádio, onde ela juntamente com seu esposo, Fernando Pereira trabalhou na Rádio Difusora Clube Paranaense (RB2), em 1959. Em seguida foram transferidos para Apucarana onde, em meados da década de 1960, iniciaram um jornal impresso chamado “O Debate”, mas esse empreendimento não durou muito tempo. Dona Rose, como era conhecida contribuiu muito com Apucarana, seja na Educação como professora, lecionando no Colégio Estadual Alberto Santos Dumont e no Colégio São José; na Cultura através de sua poesia ou na Comunicação, através do Jornal O Radar, nome fantasia da Empresa Jornalística O Radar Ltda., fundada em 06 de setembro de 1970 por ela e seu esposo. Nesse jornal, escrevia na coluna Tatibitati juntamente com Fernando e Pe. Arnaldo Beltrami. Foi uma grande defensora das causas do meio ambiente, e na década de 1970, foi uma voz de resistência contra a ditadura militar e a massificação do ser humano. Considerada por amigos, familiares e colegas, uma mulher à frente do seu tempo, carinhosa, espalhava fraternidade e solidariedade para com todos. Faleceu em 11 de dezembro de 2015, aos 88 anos, depois de seis anos acamada devido a um acidente vascular cerebral.

 

AMIGOS  DE  CORAÇÃO

 

Talvez o frio intenso. A vontade de me aquecer. Este silêncio feito de lembranças. Talvez a carta que recebi. O convite para o café. O sorriso de uma criança. Ou as frases que li. Sobre o valor das amizades.

Se Jesus chorou por Lázaro seu amigo. O que posso dizer. Sobre esse dom enriquecedor da vida. O de ser amigo ? ainda há pouco, um amigo meu partiu. De uma forma arrasadora. Nesta mistura de lembranças, fico perdida. Absorta. Numa meditação profunda. O que temos feito por aquele que chamamos de amigo?

Suaviza a tarde. Enxugo minhas lágrimas. O sol se infiltra pela janela. O sol amigo. Para todos. Sinto crescer na minha alma um desejo. De ser o sol para aquecer a todos. Francisco de Assis, conhecia esses dons. Agradecia e saudava. A lua, o sol, a água. Assim é um amigo. Esse conjunto de graças. Belo como o luar. Aquecedor como o sol. Envolvente como a água.

Mais poderoso que a tecnologia. É o pensamento. O coração. Sente e vibra a qualquer distância. Vai até o amigo a qualquer hora. Como agora. Que viajo para rever. Os amigos que fiz na minha caminhada. Com eles andei. Cantei e também chorei. Com eles ainda vivo. Guardados no peito. Cheio de afeição. Amigo é como uma estrela brilhante. Mesmo distante, é luz no céu da vida.

Visito hoje. As ruas de minha alma. Resgato imagens e sons. Rostos e vozes. À sombra do edifício que é a vida, paro. Reconstituo cenas. De momentos vividos. Dos meus amores eternos.

Meus abraços carregam carinhos. Meus lábios acrescidos de bênçãos. No beijo e na palavra. Guardo no peito. Num relicário que não envelhece. Que acolhe todos os gestos e lembranças.

Sou a mais rica das criaturas. O frio empurra o vento. O vento derruba a flor. E eu recolho as pétalas da vida. Que Deus abençoou.

Meu amigo que caminha com as estrelas. Que está perto de mim. Que me acaricia. Que me escreve. Que me oferece bombons. Que lê meus pensamentos. Que canta uma canção. Coisas simples que nem sei. Que acontecem de repente. E que me cativa para sempre.

Amigos que eu fiz e que ainda faço. Que passam por mim. Um abraço de luz e de paixão. Capaz de abalar o mundo, dos que em nada creem.

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS