BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Governo dispensa helicóptero usado no combate a criminalidade

Confira a coluna

Rondoniaovivo

11 de Dezembro de 2018 às 08:52

Foto: Divulgação

TRABALHO CIRÚRGICO


Homens do 5º BEC Passaram o fim de semana fazendo o trabalho de retirada de uma escavadeira ferroviária histórica na Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A máquina chegou em Rondônia por volta do ano de 1908 mesma época da construção do Canal do Panamá, Segundo dados do Ministério Público Federal. A escavadeira pesava quase 50 toneladas à época e media 8,4 metros de largura, com 9, 93 metros de comprimento.

 

MAIS UM DO PSL


Neste domingo (9), o delegado Arismar Araújo (PSL) foi eleito novo prefeito de Pimenta Bueno (RO), através de uma eleição suplementar. Araújo ganhou a eleição com 83,26% da votação válida, obtendo um total de 13.711 votos. O segundo colocado fez 2.757 votos.  A cidade tem 26 mil eleitores aptos a votarem.


A eleição do delegado foi bastante comemorada pelo coronel Crisósthomo, deputado federal eleito por Rondônia, que fez campanha para Arismar pedindo voto de casa em casa. O novo eleito é o primeiro prefeito do Partido Social Liberal (PSL) no estado de Rondônia.

 

ANIVERSÁRIO DO MEMORIAL


O Memorial Rondon, em Porto Velho, comemorou nesta segunda-feira (10) 03 anos de existência. Espaço muito importante para o conhecimento acerca da saga da Comissão Rondon, em função da qual nasceram vários municípios rondonienses e entorno deles foram realizadas pesquisas científicas fundamentais sobre nosso território. O local é muito bem administrado pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva; o Sargento Antero, diretor do memorial, faz um trabalho primoroso junto com os soldados e a equipe técnica que dão o sangue para promover e receber escolas, turistas e visitantes em geral. Nos 36 meses de funcionamento, mais de 40 mil pessoas foram conhecer de perto a história do Herói da Pátria e da gênese do estado de Rondônia. 

 

FALHA NA SEGURANÇA


O Governo de Rondônia mandou de volta para Curitiba o helicóptero Esquilo AS 350 B2 ( FALCÃO 02 ) que estava locado junto a uma empresa da capital paranaense. O contrato de locação da aeronave que havia com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC)  foi suspenso. A aeronave estava sendo usada em missões de combate à assaltos a banco,  reintegração de posse,  resgates  de pessoas perdidas em mata, entre outras missões  que vinham sendo desenvolvidas pelo NOA ( Núcleo de Operações Aéreas)  na cidade de Porto Velho e outras regiões do estado. A partir de agora o trabalho aéreo da polícia vai ser feito com o Falcão 01, um helicóptero esquilo com capacidade para apenas duas pessoas e muito limitado em operacionalização. O Falcão 01 pertence ao estado.


FALHA NA SEGURANÇA 02


Para compensar o fim do contrato com a empresa de Curitiba  o estado de Rondônia recebeu um presente de grego. A doação de dois helicópteros  antigos da  Polícia Civil de São Paulo. Aeronaves  que foram à leilão e ninguém arrematou porque o custo de recuperação e manutenção seria inviável. Uma fonte militar informou nenhum outro estado quis os helicópteros  devido os gastos que os dois ocasionariam  para começar, pelo menos, a pensar em voar. 

 

FALHA NA SEGURANÇA 03


Uma outra fonte afirma para a coluna que a equipe que vibrou com a doação desses helicópteros é a mesma que esteve participando da compra de um helicóptero para os bombeiros no estado de Mato Grosso dois anos atrás. O tal helicóptero fez um único voo de Cuiabá para Porto Velho quando da sua aquisição e nunca mais saiu do chão. Precisava de manutenção e  peças de reposição que só poderiam ser importadas. Entre idas e vindas o helicóptero dos bombeiros foi mandado para Porto Alegre em cima de um caminhão  onde seria consertado. Como os bombeiros parecem não fazer muita questão de falar sobre esse assunto Porto Velho deve aguardar ainda por um bom tempo o retorno da aeronave.


RESPOSTA SESDEC

 

O contrato de locação (R$ 278 mil) do helicóptero falcão 02 foi suspenso apenas por quatro meses, por ocasião de contingenciamento do Governo de Rondônia, após a greve dos caminhoneiros. A fiscalização continua sendo realizada com o helicóptero falcão 01, utilizado pela aviação de segurança. Até agora não foi possível entender o que a greve dos caminhoneiros, ocorrida em 21 de maio, tem a ver com a dispensa do helicóptero feita nesta segunda-feira (10).

 

FÉRIAS REDUZIDAS


Uma fonte da coluna afirma que Hildon Chaves alterou seu planejamento de férias para este mês. Teria planejado viajar amanhã (12) para fora do país e só voltar após o Ano Novo mas mudou os planos. Não teria lembrado  da obrigatoriedade de passar o cargo ao vice e também da posse do novo governador em 01 de janeiro de 2019. 


PREFEITO 02


A mesma fonte que informou à coluna sobre a alteração nas férias do prefeito diz que outro fator predominante para a mudança de pensamento do Alcaide foi o resultado da pesquisa do Instituto Phoenix que ouviu moradores de Porto Velho sobre a gestão do ex-promotor Hildon Chaves (PSDB) frente à prefeitura da capital.


Foram ouvidas 911 pessoas dos dias 2 a 5 de dezembro e o resultado revela que a gestão do Ex-promotor está abaixo da linha do aceitável.


Para 9% dos moradores de Porto Velho a gestão de Hildon é SOFRIVEL. Outros 19,3% consideram como PÉSSIMA sua administração.


Para 32,1% dos munícipes é RUIM o trabalho do Tucano. Assim como 16,6% consideram REGULAR.
Sua gestão foi avaliada como ÓTIMA por 3,3% da população. Como restam dois anos de administração Hildon ainda pode mudar o quadro, no entanto gente muito próxima do prefeito, inclusive estando ao lado dele na prefeitura, duvida disso.


PMs AFASTADOS


Os 12 policiais envolvidos na ação que impediu a tentativa de assalto a banco em Milagres, na Região Sul do Ceará, foram afastados das atividades nas ruas e cumprem trabalhos administrativos. A informação foi dada nesta segunda-feira (10) pelo governador Camilo Santana, durante solenidade no Instituto do Câncer do Ceará. É o mínimo que se espera de um governo correto. É inadmissível a população virar vítima da polícia quando ela existe justamente para proteger o cidadão. Também é impensável imaginar que policiais preparados e com o efeito surpresa a seu favor não analisem a situação antes de começar um  tiroteio com bandidos. A polícia já tinha informações da inteligência sobre os assaltos que iriam ocorrer. Durante a tentativa de assalto, 14 pessoas morreram, sendo seis reféns e oito bandidos. Até o momento, oito pessoas foram presas e 24 prestaram depoimento.


PREPARAR MELHOR A PM


No meio dessa triste tragédia no Ceará que resultou na morte de seis pessoas inocentes fica a esperança de punição para os crimes praticados por policiais e a expectativa de tempos melhores diante das declarações do futuro Secretário Nacional de Segurança Pública, do governo Bolsonaro, general Theófilo. Theófilo diz que quer padronizar a formação da PM no país e exigir um tempo mínimo antes dos estados mandarem policiais novos para as ruas. O futuro secretário espera que a medida tenha apoio dos governadores.

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaaovivo.com

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS