BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

IBAMA: Raupp e Marinha pedem liberação de madeira retida para exportação

A retenção dos contêineres com madeira tem provocado prejuízos ao setor madeireiro do estado de Rondônia com forte impacto na geração de empego e renda, destacou o senador Raupp

O Nortão

02 de Fevereiro de 2018 às 10:39

Foto: Divulgação

A retenção de contêineres de madeira legalizada para exportação no Porto de Manaus/AM pertencente a empresas rondonienses  foi o tema de um audiência entre o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp e o diretor de Fiscalização do IBAMA, em Brasília, Renê Luiz de Oliveira. A audiência que ocorreu na última quarta-feira (31), teve a participação também do deputado estadual Cleiton Roque e dos empresários Evandro José e Dário Lopes, representando o setor exportador madeireiro.

 

O senador e a deputada informaram que o pedido para que o Ibama libere a madeira retida se baseia no fato de que os órgãos de fiscalização em Porto Velho já vistoriaram o carregamento da madeira com o fornecimento, inclusive, do Documento de Origem Florestal (DOF). O DOF é uma licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa.

 

Portanto, não há nenhuma ilegalidade na comercialização da madeira que se destina a exportação, disse o senador Raupp ao pedir uma posição do IBAMA. O senador Raupp e a deputada Marinha pediram que o DOF emitido em Porto Velho tenha validade nos portos por onde o carregamento terá que ser vistoriado, antes de ser embarcado para o exterior.

 

A retenção dos contêineres com madeira tem provocado prejuízos ao setor madeireiro do estado de Rondônia com forte impacto na geração de empego e renda, destacou o senador Raupp.

 

O diretor de Fiscalização do IBAMA, Renê Luiz de Oliveira informou que analisará o pleito e que dará uma posição ainda esta semana.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS