BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Deputado Jesuíno realiza visitas em unidades prisionais da capital

Deputado Jesuíno realiza visitas em unidades prisionais da capital

Assessoria

16 de Agosto de 2016 às 11:56

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (12) o Deputado Estadual Jesuíno Boabaid (PMN) esteve juntamente com o Engenheiro Sávio Ricardo, do Departamento de Obras Civis e Serviços Públicos (DEOSP) realizando visitas em duas unidades prisionais da Capital. Nas oportunidades, Boabaid pôde ver o trabalho realizado pelos agentes penitenciários e sócio educadores que atuam para reeducar os presos e internos para que estes recebam a liberdade e não voltem a cometer crimes.

A primeira unidade visitada por Boabaid foi a Unidade de Internação Masculina Sentenciada I (UIMS I), localizada na Avenida Rio de Janeiro, bem ao lado da Escola Orlando Freire. Anteriormente conhecida por frequentes fugas de internos e motins causados por eles, o que a unidade vive atualmente é totalmente diferente de alguns anos atrás. Boa parte do prédio já está reformado, com excelente pintura, grades e materiais novos. As obras não param e se não faltar materiais de construção a conclusão será em breve. O Deputado conversou ainda com agentes que ali trabalham, vindo a ouvir seus anseios.

O Sr. Brasília, Diretor da unidade, relatou ao Deputado Jesuíno sobre as normas adotadas para o bom andamento no interior da UIMS I. “Aqui os internos são informados sobre nossas regras, não podendo eles riscar, danificar ou até mesmo fazer algazarra tanto no interior das celas quanto nas demais dependências da unidade, bem como faltar com o respeito para com os agentes, pois se cometerem algum destes atos serão responsabilizados” relatou.

A UIMS I além de contar com uma excelente equipe de profissionais cuidando e prestando todo o tipo de assistência aos internos, possui ainda um leque de oportunidades para que eles (internos) possam exercer atividades que visem sua melhora como pessoa. “Aqui nós prezamos sempre pelo diálogo, vindo a conversar bastante com os internos, pois nosso intuito é reeduca-los para que eles voltem para a sociedade e vivam longe da criminalidade” declarou o Diretor Brasília.

Boabaid ficou bastante satisfeito com a visita, deixando claro que sempre que possível for, irá ajudar a unidade através de destinação de emenda parlamentar para melhorias, tanto estruturais, como para os servidores daquele local.

Após deixar a unidade, o Deputado Jesuíno e o Engenheiro Sávio foram até o Presídio Ênio Pinheiro, onde Sávio mostrou ao parlamentar as novas estruturas que abrigam centenas de presos. Algumas medidas foram adotadas para disciplinar os apenados, sendo parte delas baseadas em presídios americanos. “Buscamos manter a disciplina e diálogo entre agentes penitenciários e apenados para que os plantões ocorram na maior tranquilidade possível” relatou o Diretor da unidade.

Alguns dos presos, que prestam serviços no Ênio Pinheiro andam livremente, porém, em alguns pontos existe a sinalização horizontal na cor amarela, sendo que o preso só pode andar por aquele espaço.

No local estão os indivíduos que cometeram os mais diversos tipos de crimes, tais como roubo, furto, estelionato, tráfico de drogas e até mesmo homicídio. O diretor afirmou que apenas os estupradores não ficam presos ali, pois existe o Presídio Aruana, exclusivo para quem comete tais crimes. “Devido aos presos não aceitarem estupradores, havia mortes nos presídios e por isso o Aruana guarda os estupradores” declarou o Diretor.

Boabaid declarou não concordar com o fato de se manter indivíduos que não pagaram a pensão alimentícia, presos. “Estes homens deveriam ser colocados para trabalhar para o Estado e com o dinheiro que ganhassem, poderiam pagar as pensões e o melhor, diminuiriam a quantidade de presos e consequentemente os gastos do Estado” concluiu o parlamentar.

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS