69 99353-3037 | 69 3225-5866

Logo Rondoniaovivo - Notícias, Classificados e Banco de Empregos de Rondônia

Segunda-Feira, 23 de Janeiro de 2017


Terça-Feira, 13 de Agosto de 2013 às 09:21 - Atualizado em Terça-Feira, 13 de Agosto de 13 às 9:26

69 99353-3037

Opinião de Primeira - Por Sérgio Pires

Opinião de Primeira – Por Sérgio Pires

 

A MAIORIA DOS MORTOS NO TRÂNSITO ANDA NOS CAIXÕES AMBULANTES

Nos últimos dois anos, em percentuais, as estatísticas dizem que diminuiu o número de acidentes em Rondônia. Que se duvide delas!. O trânsito feriu e matou muito mais gente do que antes. Há um dado novo, explicando essa violência toda: em perto de 90% das colisões graves, pessoas aleijadas e mortas, há motos envolvidas. Temos hoje perto de 730 mil veículos, quase um para cada dois dos nossos cerca de 1 milhão e 500 mil rondonienses. Há cinco anos, as motos eram menos de um quinto do total de veículos. Hoje são a metade. Grande parte dos condutores não têm habilitação (elas são caras, inacessíveis para a maioria) e os que a têm nada aprenderam na teoria. Vão crus para o meio do trânsito e ali, salve-se quem puder! Alguém que fique de plantão na frente do João Paulo II, apenas durante algumas horas num final de semana, vai ver cenas dantescas de feridos, membros destruídos, outros com a cabeça arrebentada, com pernas e braços quebrados. Em comum: todos estavam ou pilotando motos ou eram caronas. Do fim de 2011 até maio de 2013, menos de um ano e meio, 60 mil novas motos entraram para o trânsito rondoniense. Então, fica claro o que está acontecendo.

Como os números locais não divergem dos nacionais, as motos se transformaram, em poucos anos, em verdadeiros caixões ambulantes. Dos mais de 55 mil mortos nos últimos 18 meses, apontados em estatísticas oficiais do trânsito, mais de 40 mil foram motoqueiros. A carnificina não tem fim e, o que é pior, não se vê ações práticas e objetivas das autoridades ditas competentes para amenizar o problema. Tem notícia pior? Tem sim. A maioria dos mortos são jovens. Estamos perdendo uma parte desta geração para a guerra das ruas. Não só dos assassinatos e das brutalidades, mas também pára o trânsito. Um terror! 

ANTES DO SOL

Era visível o clima de alto astral. Reunião comandada pelo governador Confúcio Moura ontem, antes do sol nascer, no Palácio Presidente Vargas, reuniu quase toda sua equipe. Os últimos acontecimentos (pressão da Assembleia sumiu; condenação de Ivo Cassol e bons resultados políticos pelas várias obras que estão sendo realizadas), deixaram o grupo palaciano bem mais aliviado. Confúcio,  que andava comentando que poderia abrir mão da reeleição, está ainda mais forte. Há  cada vez menos adversários a lhe incomodar. Ou seja, as coisas vão bem para a turma do governo. O bom humor de Confúcio é prova disso!

JÁ FORAM TARDE!

Um grupo de bandidões de Porto Velho foi se aventurar num assalto a banco em Machadinho do Oeste. Vagabundos destemidos, invadiram uma emissora de rádio para avisar a polícia de que, se perseguidos, matariam os reféns. Fazem o que querem. Em dezembro, em outro assalto, a polícia mandou dois assaltantes para o lugar deles, no inferno. Mas dessa vez, os bandidos saíram ilesos e com muito dinheiro. Nada temem, até porque sabem que, se presos, terão a seu lado a lei que os protege. Vergonha!s

NÃO PODEM CASSAR

É impressionante como nossos  políticos andam envolvidos em rolos. Vereadores, então, nem se fala! Em Porto Velho há três presos e mais dois enrolados na Operação Apocalipse. No final de semana, a Operação Hígia (deusa da saúde), mandou prender mais quatro edis de Pimenta Bueno. A diferença é que em Pimenta, dias atrás, a Câmara aprovou uma lei que impede a cassação de mandatos de vereadores envolvidos em falcatruas. Parece inacreditável mas, infelizmente, é verdade!

AGRONEGÓCIO

Os números não mentem. Rondônia produziu, no ano passado, 470 mil toneladas de soja. Neste ano, mandará para o mercado mais de 15% acima disso. Nossa produção será de mais de 540 mil toneladas. Isso sem novos desmatamentos para o plantio e dentro de projetos que mantém a produtividade sem atacar mais o meio ambiente. É claro que os ecodoentes não aceitam., Querem que o país produza alimentos, mas que a Amazônia volte à ser  a mesma floresta da época do descobrimento. São idiotas, mas, mesmo com eles, estamos crescendo.

EXPEDITO NA PARADA

Há várias pesquisas pululando Estado afora, a maioria delas sem crédito, mas algumas que merecem ser analisadas. Afora Cassol, só um outro nome teria chances concretas, caso a eleição fosse hoje, para ir para as cabeças contra Confúcio. Trata-se do ex-senador Expedito Júnior, do PSDB. Com seus direitos políticos suspensos até dois dias antes da eleição de 2014, segundo seus advogados e ele mesmo, Expedito poderia concorrer. Seria,então, se isso se concretizar, o nome mais forte contra Confúcio...

 

BAIXOU? ONDE?

A presidente Dilma Rousseff (que  voltou a subir nas pesquisas, embora não se entenda porque), foi à mídia para comemorar que a inflação está baixando mês a mês. Chegou a dizer que, em julho, os índices foram de 0,03%, “o menor  dos últimos anos”. Mas se isso é real, porque essa sensação de que, cada vez que a gente entra num mercado, gasta mais e compra menos?  O que estará acontecendo, se os índices oficiais indicam quase uma deflação, mas o assalariado protesta contra os preços altos? Talvez dia desses surja uma explicação lógica para essa complexa equação...

PERGUNTINHA

Alguém aí ouviu algum protesto, mobilização, lágrima, discurso ou lamento  de alguma autoridade brasileira pela morte de 230 policiais em serviço no país, só no ano passado?


Fonte: Sérgio Pires

Tag's: Rondoniaovivo,

GOSTOU DA MATÉRIA, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS E FAMILIARES:

69 99353-3037




PUBLICIDADE





Governador Jorge Teixeira | 11:55
Pecuarista é esfaqueado ao tentar separar briga em cavalgada

Política | 11:45
CURTAS DO ANDREOLI - É um barato, é um barato, é um barato

Rondônia | 11:42
Termina dia 31 o recadastro de aposentados e pensionistas nascidos em janeiro

Esportes | 11:36
CBF convida e 'Jogo da Paz' deve contar com sobreviventes da Chape

Cultura | 11:33
Entrevista - O piloto comandante do PDS no tempo do Teixeirão

Vilhena | 11:18
Mulher é detida com revólver dentro de bolsa

Entretenimento | 11:10
Cantor para show para ajudar fã que estava sendo abusada na plateia

Capital | 11:10
Em coletiva, Hildon Chaves explica doação de terreno e quinquênio

Jaru | 10:44
Veículo aquaplana na pista e bate em carreta na BR-364

Vilhena | 10:31
Motociclista fica ferida em acidente no centro

Rondônia | 10:25
Prefeitura prepara grande festa para comemorar 102 anos de instalação

Esportes | 10:08
Libertadores começa nesta segunda-feira com três partidas

Tecnologia | 10:05
Samsung diz que baterias causaram incêndios do Galaxy Note 7

Educação | 10:01
Inscrições para o Sisu começam terça-feira; consulta pode ser feita no site

Rondônia | 10:02
Agevisa orienta população para o controle de caramujos africanos

Rondônia | 09:58
Escola de Governo de Rondônia oferece cursos presenciais em diversas áreas

Esportes | 09:57
‘Vou tocar minha vida’, diz Follmann após homenagem em Chapecó

Polícia | 09:52
POLUIÇÃO SONORA - Dono de distribuidora é preso pelo BPA

Buritis | 09:47
Polícia Militar desmonta suposta boca de fumo

Política | 09:36
Teori estava com processo de pedido de prisão do senador Ivo Cassol

Vilhena | 09:34
Após bebedeira jovem é esfaqueado por 'amigos'

Rondônia | 09:19
PORTO VELHO 102 ANOS - Conheça Kalamazoo veículo que transportava ferroviários

Vilhena | 09:22
Revista no presídio Cone Sul encontra arsenal em armas brancas e celulares