CRISE: Agropecuária de RO está à beira de um colapso econômico e produtores pedem apoio

Preços da arroba em nosso Estado, estão abaixo dos praticados em outras regiões do país

CRISE: Agropecuária de RO está à beira de um colapso econômico e produtores pedem apoio

Foto: Ilustrativa

 

Os produtores rurais e pecuaristas estão temendo um colapso na cadeia de carne em Rondônia. As principais causas são os baixos índices de preço, diminuição dos abates nos frigoríficos e a falta de valorização da carne no estado. Um exemplo disso, é a grande diferença dos valores na arroba dos animais.

 
Segundo Alex Guaitolini, Presidente do Sindicato Rural de Cacoal, os preços estão muito abaixo dos valores em outros locais, como no estado de São Paulo. "No comparativo entre Rondônia e São Paulo, esse diferencial tem sido de R$ 30 a R$ 60 por arroba no setor agropecuário. Isso acarreta um prejuízo direto ao produtor rural em torno de um bilhão de reais", contou ele. 
 
Ele enfatizou também que há uma inviabilidade de tirar animais vivos do estado devido à alta tributação dos impostos.
 
"Essa realidade tem ocasionado um represamento de gado e criado uma situação bastante ruim aos produtores. Tem que escoar um milhão de cabeças em Rondônia, que pode ser feito com a diminuição da alíquota, dos impostos de saída desses animais e alternativas de abates", disse Alex Guaitolini.
 
Veja abaixo, o quadro demonstrativo completo das perdas no setor em Rondônia: 
 
 
 
 

Procurado também pelo Rondoniaovivo, o produtor rural João Volpatto, informou que o custo de produção do boi não está pagando o preço que o frigorifico oferece. 

 

"Temos várias cabeças de gado e temos capacidade de abate de dois milhões e setecentos mil cabeças.  Mas não estamos utilizando toda essa capacidade, algumas plantas foram fechadas e o abate está abaixo da média diária”, disse ele.

 
Todos esses fatores contribuem negativamente e fazem com que o produtor passe a vender os bezerros abaixo do custo real. Com uma perda bastante significativa por animal. 
 
 
 
Urgência nas ações
 
De acordo com Hélio Dias, Presidente da Faperon - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia, o setor agropecuário do estado está sofrendo um sério prejuízo. 
 
"Os custos de produção encareceram bastante e o nossa arroba está tendo um grande diferencial em relação a outros estados. O que tem preocupado todo o setor. São vários os fatores que culminam essa atual realidade. Há também, uma certa tendência de aglutinação de monopólios dos frigoríficos para segurar os preços pagos aos pecuaristas. Esse é um descontentamento generalizado dos pecuaristas de Rondônia", explicou ele. 
 
Segundo Hélio, as medidas devem ser tomadas pelo poder público para resolver essa situação e o produtor deve ter o direito de levar o bezerro para todos os lugares e inclusive, para onde paga melhor.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS