CORONAVÍRUS: Saúde lança programa de testagem em massa para controlar pandemia em Porto Velho

CORONAVÍRUS: Saúde lança programa de testagem em massa para controlar pandemia em Porto Velho

Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo

Porto Velho abriu na manhã desta sexta-feira (17), o programa de testagem para o coronavírus em parceria com o Ministério da Saúde. A ação pretende testar pessoas contaminadas com o vírus e que estão sintomáticas ou assintomáticas.
 
O evento começou às 9h da manhã no estacionamento do IG Shopping, na avenida Amazonas. A prefeitura pretende realizar 200 testes somente nessa sexta-feira. A prefeitura não informou em qual horário seria encerrado o evento.
 
Em entrevista à imprensa, o secretário da Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, do Ministério da Saúde, afirmou que ação visa controlar o número de casos de covid-19 em todo o país. 
 
Somente nesta manhã, de acordo com último balanço, a prefeitura já realizou mais de 60 testes e menos de 4% foram positivados para o vírus. 
 
“A gente não espera 0% de casos positivos, qual que é o nosso objetivo? A gente chegar em uma situação que os testes representem no máximo 5%, como vocês repararam já são um pouquinho mais de 60 testes e dois positivos, isso é excelente”, explicou o Raphael. 
 
A intenção da Saúde é localizar, principalmente, as pessoas assintomáticas que circulam com o vírus e a partir daí tentar controlar a propagação, isolando-as em 10 dias. “Agora a gente tá testando um público assintomático, e assintomático não era testado em estacionamento de supermercado, era testado em uma UBS ou hospital. Então é realmente isso que a gente quer”.
 
O secretário ainda ponderou que o resultado obtido somente na manhã de hoje, aponta que na capital, a pandemia está arrefecendo a um grau muito baixo. 
 
Secretário Raphael e prefeito Hildon Chaves | Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo
 
Também em entrevista à imprensa, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), afirmou que a ação desenvolvida será mais categórica. “Estes testes vão nos auxiliar. O resultado que nós esperamos é o negativo, pois nós vamos conviver com isso por muito tempo ainda, e isso (testagem) vai tornar mais efetivo e mais rápido o tratamento necessário”, disse.
 
Teste na capital
 
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica do Município, Fabiola Gadelha, a oferta de testagem acontecerá enquanto seja necessário. Cerca de 16 mil testes foram disponibilizados à capital. 
 
A coordenadora explicou que quem não tiver condições de ir no evento de hoje, deve ligar no call center (0800 647 5225) e por lá, se a pessoa tiver com alguma suspeita do vírus, será encaminhada à Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel Amorim de Mattos, que fica localizada na rua Angico, 5030, Cohab, zona Sul de Porto Velho. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 19h.
 
Fabiola disse ainda, que se a pessoa não conseguir contato pelo call center, pode ir diretamente à USF Manoel Amorim de Mattos. 
 
O teste utilizado é o RT-PCR Antígeno, que entrega o resultado em até 15 minutos. Se o resultado for positivo, a pessoa deve ficar em isolamento por 10 dias, conforme explicou o secretário da Saúde, Raphael Parente.
 

*Este conteúdo foi atualizado

Direito ao esquecimento

Quem é o favorito ao título do Brasileirão 2021?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública.

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS