MEIO AMBIENTE: Ações de sustentabilidade são pilares do Porto Velho Shopping para preservação

Empreendimento possui projetos como compostagem e reciclagem, Horta Orgânica, Fábrica de Sabão, entre outras iniciativas socioambientais

MEIO AMBIENTE: Ações de sustentabilidade são pilares do Porto Velho Shopping para preservação

Foto: Divulgação

 

A sustentabilidade é um dos pilares do Porto Velho Shopping. Administrado pela Ancar Ivanhoe, o maior centro comercial de Rondônia realizou várias ações em junho, considerado como o “Mês do Meio Ambiente”, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

 
O empreendimento apoiou o 1º Concurso de Desenho Infantil, realizado pela prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). O intuito foi conscientizar a comunidade local sobre a importância dos assuntos socioambientais e engajar crianças e adultos para o tema, que é o cuidado com o planeta.
 
Alunos do ensino fundamental de até dez anos puderam participar do concurso. O resultado foi publicado no dia 25 de junho, no site e nas redes sociais da Prefeitura de Porto Velho. Os 20 melhores desenhos foram selecionados e ficaram em exposição no período de 25 a 30 de junho, no Porto Velho Shopping. A premiação foi realizada no dia 30 de junho. A estudante da Escola de Ensino Fundamental Saul Bennesby, Ana Beatriz Silva Teixeira, de apenas nove anos, levou o primeiro lugar.
 
Uma exposição dos projetos de sustentabilidade também foi realizada para conhecimento de toda a comunidade. O Porto Velho Shopping, atua em projetos de grande impacto socioambiental, como a Fábrica de Sabão, que utiliza como matéria-prima o óleo usado dos restaurantes; a Horta Orgânica, que usa como adubo o lixo orgânico da Praça de Alimentação; além de iniciativas como a reciclagem de tampinhas plásticas transformadas em cadeiras de rodas em parceria com o Hospital de Campanha de Rondônia (HCAMP). A exposição aconteceu entre os dias 02 e 30 de junho.
 
A sustentabilidade é um dos pilares da Ancar Ivanhoe. Sabemos da importância dos nossos empreendimentos e do potencial transformador da realidade do entorno que possuem. Nós contamos com diversas ações, como a Fábrica de Sabão, Horta Orgânica, compostagem, coleta seletiva, entre outras iniciativas capazes de reduzir o impacto no planeta. Esse é um dos legados que estamos trazendo para Rondônia, estado localizado em meio à Floresta Amazônica", contou o superintendente do shopping, Cássio Mendonça.
 
 
 
Sustentabilidade
 
Em 2017, o Porto Velho Shopping começou uma ação de reciclagem de lixo. O resultado já surpreendeu logo no ano seguinte, em 2018, quando o empreendimento reciclou 19% do total de lixo produzido (1.078 toneladas). Em 2019, o número subiu para 24% e o lixo produzido caiu para 715 toneladas. Para 2021, a meta do Porto Velho Shopping é reciclar 39% dos resíduos. Vale ressaltar que o intuito para 2023 será reciclar 50% do lixo e atingir 15% de resíduo orgânico compostado.
 
Para atingir essas metas, o shopping conta com projetos eficazes. Um deles é a Fábrica de Sabão. Os óleos coletados nas lanchonetes e restaurantes somam mais de 22 mil litros por ano. Dessa quantia, 10% são reaproveitados para a confecção de sabão em pedra e os outros 90% são coletados por uma empresa especializada, que transforma o óleo em tinta. Para se ter uma ideia, em 2019, antes da pandemia, mais de 41 mil pedras de sabão foram produzidas e a meta é superar esse número.
 
A compostagem é outra ação de sustentabilidade realizada. O processo é caseiro, sem adição de enzimas ou produtos, usando somente restos de alimentos picados, carvão, cal e pó de serra. Em época de verão, são utilizadas folhas secas para ajudar no processo.
 
A coleta para a compostagem começou em janeiro de 2018 com dois restaurantes. Com o andamento do projeto, já foram processados em torno de seis toneladas de orgânico, em 2019.
 
O projeto para 2021 é a aquisição de uma máquina. O equipamento de compostagem acelerada servirá para reduzir o volume de lixo orgânico. O trabalho é feito com uma eficiência na faixa de 70 a 90%. Na prática, isso quer dizer que se forem colocados 100Kg de lixo orgânico, depois do ciclo, o resíduo será diminuído para cerca de 10 a 30Kg.
 
A meta é compostar três toneladas de orgânico por mês, que darão 900kg de adubo pronto para o uso no jardim e na Horta Orgânica, projeto que vem chamando a atenção da comunidade local. 
 
Iniciada em 2018, a Horta Orgânica é baseada na compostagem de alimentos da Praça de Alimentação. São seis canteiros, que, em 2019, serviram para plantar 2.708 mudas entre hortaliças e verduras.
 
Outras ações também são realizadas como a coleta de bituca de cigarros, lâmpadas, pilhas e baterias, papelão e plástico, latinhas, e tampinhas de plástico. A cada 450kg de tampinhas coletadas, uma cadeira de rodas é produzida, para beneficiar o HCAMP. 
 
Para conscientizar a comunidade da importância da preservação do meio ambiente através de ações de sustentabilidade, o Porto Velho Shopping criou a Loja Sustentável. Localizada no primeiro piso, pelo acesso D, ela divulga os projetos e disponibiliza o sabão e hortaliças produzidos no shopping.
 
Implantada em 2019, a Biblioteca Solidária também tem como objetivo incentivar o reuso de livros. O cliente deixa disponível na Loja Sustentável e qualquer pessoa poderá levar e reusar, tornando o conhecimento disponível para todos.
 
O shopping também realiza visitas guiadas para estudantes à Horta Orgânica. O intuito é mostrar para os alunos a importância das ações sustentáveis, que visam a preservação do meio ambiente.
 
“Nossas ações de sustentabilidade são os cuidados que o shopping tem para não degradar o meio ambiente e sim, preservá-lo com eficiência. Utilizamos estratégias e ações de reciclagem, compostagem, além de projetos educativos que visam chamar a atenção da sociedade para a relevância da conservação da natureza, fonte de vida para nós e as gerações futuras”, ressalta a gestora de qualidade, Alana Frank.
 
Sobre o Porto Velho Shopping
 
Inaugurado em 2008, o Porto Velho Shopping se tornou o primeiro e único grande centro comercial do estado de Rondônia, além de referência em entretenimento, lazer, compras e serviço para toda a região. Desde sua abertura, o empreendimento trouxe marcas e franquias, até então inexistentes na cidade. Hoje, o shopping administrado pela Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shopping centers do país, possui mais de 200 operações que movimentam cerca de 500 bilhões em vendas anualmente. 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS