BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

VIDA: Fhemeron precisa de estoque de sangue O+ e O- com urgência

O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Por isso, a Fhemeron reforça periodicamente a importância, para que todos os rondonienses possam adotar a cultura solidária da doação regular de sangue.

DA REDAÇÃO

13 de Maio de 2020 às 14:24

Atualizada em : 13 de Maio de 2020 às 14:25

Foto: Divulgação

Sentimento de ajudar outras pessoas que possam precisar de sangue, principalmente aquelas que estão no hospital. Essa doação é um sentimento de amor ao próximo”, disse o militar Roberto Pereira Lacerda, 35 anos, que doa sangue regularmente na Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron), em Porto Velho. “Com uma doação, é possível salvar até quatro vidas. É um simples gesto de amor e solidariedade”.
 
O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Por isso, a Fhemeron reforça periodicamente a importância, para que todos os rondonienses possam adotar a cultura solidária da doação regular de sangue.
 
O Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue é comemorado em 14 de junho, e no dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue, mas todos os dias são de possibilidades para ajudar a salvar vidas. “E o mínimo que posso fazer, quando decidi doar pensei que já recebi tantas coisas e deveria agradecer com a doação de sangue”, disse a doadora Sayonara de Oliveira Souza.
 
Doadora há alguns anos da Fhemeron, Sayonara incentiva os futuros doadores. “Incentivo outras pessoas a dor sangue e deixar o medo de lado, com o propósito de bem maior, de salvar vida. A pessoa não gasta nenhuma uma hora do seu tempo, é o mínimo para fazer um pelo outro. Não precisa vir todos os meses para fazer a doação, somente a cada quatro meses”.
 
PARCEIROS
 
A assistente social e gerente de captação da Fhemeron, Maria Luiza Pereira, comenta a melhora nas doações com as campanhas que estão sendo mobilizadas pela sociedade em Porto Velho, mas alerta que ainda não são suficientes. “Estamos precisando muito das parcerias das empresas, das instituições públicas, privadas e militares, e são essas parcerias que contribuem com os estoques de sangue. Nesse momento estamos precisando de tipo sanguíneo O+ e O -, é o tipo de sangue que mais se transfunde”, explica a assistente social.
 
“Precisamos que as pessoas evitem trazer para os hemocentros idosos e crianças, ainda mais que a recomendação é para que fiquemos em casa. Mas, como a vida é algo que não pode parar e sempre tem alguém precisando da solidariedade, convidamos aos que estão em casa para serem doadores de sangue”, explica Maria Luiza, reforçando aos doadores que se dirijam à Fhemeron sozinhos ou com um acompanhante, também doador.
 
ATENDIMENTO
 
O horário de atendimento nas unidades da Fhemeron em Porto Velho e no Interior passou a ser de 7h15 às 12h, de segunda-feira a sábado. Os doadores podem agendar seu horário de doação por telefone 3216-2234 (no horário do expediente ) ou enviar mensagem via whatssap para o 98464-0125, com dia e horário, para doação que será automaticamente agendada.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS