BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ARTES PLÁSTICAS: Angella Schilling, de RO, tem trabalhos selecionadospara participar de Bienal Internacional

Ela atua com xilogravura. A artista plástica rondoniense é a única brasileira (mulher) a participar da Bienal

Rondoniaovivo

29 de Outubro de 2020 às 06:38

Atualizada em : 29 de Outubro de 2020 às 07:12

Foto: Divulgação

A artista plástica de Rondônia Angella Schilling teve dois trabalhos seus selecionados pelo júri para serem expostos na 4ª Bienal Internacional de Miniprint 2020, na Argentina.

 

As artes selecionadas foram Hibisco poético e ID vermelho – ambos em xilogravura. Esta é uma bienal de pequenas gravuras, sendo a medida máxima de 10 X10cm.

 

Entre inúmeros artistas do mundo todo que enviaram gravuras para esta bienal, apenas três artistas visuais ( gravadores) brasileiros foram selecionados, dois homens e Angella Schilling ( única mulher).

 

O evento estava programado para acontecer no meio do ano, mas devido à pandemia do covid-19, ainda não foi remarcada uma nova data.

 

 

A artista falou que normalmente produz gravuras grandes, mas com o intuito de aproveitar o material, “que está cada vez mais difícil de encontrar, resolvi fazer xilogravuras pequenas com as sobras”.

 

Angella Schilling explica que o projeto destas pequenas gravuras consiste em duas matrizes cada, resultando num trabalho bastante colorido, no qual retrata elementos da natureza, que sempre norteou suas pesquisas e afazeres de arte.

 

Estes trabalhos, segundo ela, apesar de pequenos trazem grandes desafios na execução, tanto na gravação quanto na impressão.

 

 

“Procuro fazer projetos minimalistas, principalmente nas pequenas matrizes para proporcionar maior visibilidade”, observa.

 

São Tiago Maior

 

Ela explica que enviou mini gravuras  que iniciou em 2019, finalizando no início de 2020 no ateliê de gravura da Escola de Artes Teos, da São Tiago Maior, ao lado da Casa de Cultura Ivan Marrocos, onde ministra aulas de xilogravura.

 

Quem é Angella Schilling

 

Nascida em Novo Hamburgo, RS, viveu 34 anos no Rio de Janeiro e há doze mora em Porto Velho, Rondônia.

 

Fez faculdade de Belas Artes na FEEVALE e cursos de pintura, desenho, gravura com grandes mestres da arte, assim como cursos de expografia e curadoria com especialistas do Rio de Janeiro e Porto Alegre. Pós graduada em Metodologia do Ensino Superior.

 

Tem currículo extenso em exposições individuais, coletivas, salões de arte e bienais nacionais e internacionais.

 

Pintou out-doors, ilustrou e fez capas de livros, revistas e jornais. Produziu durante 10 anos calendários com sua arte.

 

Professora de arte, desenho, gravura em metal e xilogravura. Sua preferência e dedicação maior foi sempre a gravura em metal e a xilogravura.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS