BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Prefeitas de Rondônia presas por corrupção cumprem pena em regime VIP

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

22 de Outubro de 2020 às 08:40

Atualizada em : 22 de Outubro de 2020 às 15:38

Foto: Divulgação

ATENDIMENTO VIP
 
As prefeitas Glaucione Rodrigues, de Cacoal, e Gislaine Clemente, Lebrinha, de São Francisco do Guaporé, estão presas em um alojamento confortável do comando da Polícia Militar de Rondônia.
 
JUSTIÇA
 
Uma decisão judicial determinou que ambas as prefeitas, flagradas em ato de corrupção, sejam colocadas em “cela especial”. Com isso, as prefeitas estão usufruindo de comodidades normalmente destinadas aos oficiais de alta patente da PM.
 
SESDEC
 
A Secretaria de Estado da Segurança informou que recebeu ordem da Justiça para alojar Glaucione e Lebrinha, portanto não há o que ser questionado.
 
MORALIDADE
 
É óbvio  que a Sesdec não tem nada a ver com a confortável estadia em que se encontram as prefeitas flagradas recebendo dinheiro sujo. Estou falando sobre moral, coisa que tem passado longe do Parlamento. 
 
SID ORLEANS
 
O candidato a vereador Sid Orleans tem dito em suas reuniões que caso eleito vai trabalhar para regulamentar a Lei 546/14 que garante 01 salário mínimo aos catadores que trabalham no lixão da capital.
 
JUSTIFICATIVA
 
Orleans explica que os trabalhadores vivem em situação de vulnerabilidade e necessitam de um complemento de renda já que apenas a coleta de material reciclável quase não garante o sustento das famílias.
 
POSITIVO
 
Acho a iniciativa de Sid muito justa. Essas pessoas vivem abaixo da linha de miséria na Vila Princesa. A maioria são pessoas honestas e dignas que cumprem horas de jornada para garantir o sustento. 
 
REGISTRADOS
 
Segundo a cooperativa que atende os trabalhadores do lixão, no local trabalham mais de 150 pessoas devidamente cadastradas. O trabalho dos cooperativados representa a sobrevivência de, pelo menos, 600 pessoas entre adultos, crianças e idosos.
 
HOMEM DO TEMPO
 
Em uma visita ao bairro Igarapé, Willian Ferreira conseguiu ganhar dois votos, mas com uma recomendação. Se for eleito deve comprar imediatamente um calçado novo e voltar ao local para mostrar a aquisição. Um casal de eleitores ficou impressionado com as condições do tênis usado por Willian Ferreira. Ambos os calçados com furos na sola e na parte superior.
 
 
WALTEMBERG
 
O ex-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia e candidato a vereador pelo MDB, Walter Waltemberg, teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral. O motivo seria o candidato não ter se desincompatibilizado da função de professor na Escola da Magistratura.
 
RECURSO
 
Walterberg informa que já passou o assunto para sua assessoria jurídica que está pesquisando jurisprudência junto ao Tribunal Regional Eleitoral. 
 
LIMITAÇÕES
 
Quando eu escrevi assessoria com cedilha e sem aspas, por mais de uma vez, duas ou três pessoas me corrigiram de forma grosseira. Não se deram o trabalho de ler o texto antes de emitir opinião precipitada.
 
MUDO
 
Como não perco meu tempo com ignorância não respondi as mensagens recebidas. Meu respeito é igual tanto para a autoridade devidamente constituída como para o simples vendedor de sorvete que caminha o dia todo em busca do seu sustento. O estudo gera conhecimento, caráter não.
 
ASSESSORIA
 
Voltando ao tema, dia desses a candidata  Cristiane Lopes fez uma gravação em frente ao prédio antigo do IPAM ( Instituto de Previdência e Assistência Municipal ) criticando o sucateamento do local.
 
DESCONHECIMENTO
 
Acontece que o IPAM mudou de endereço em maio e como vereadora Cristiane Lopes deveria saber disso. Já que mostrou não saber, sua assessoria deveria tê-la corrigido e evitado à gafe no Horário Eleitoral.
 
NEGATIVO
 
Conversando com o prefeito Hildon Chaves quando esteve gravando aqui no jornal ele também reconheceu que errou ao ignorar a inoperância que havia na comunicação da prefeitura. Hildon revelou que ao trocar o gestor da Comdecom o setor melhorou.
 
GOVERNO
 
O Secretário Estadual de Fazenda, Luís Fernando Pereira da Silva, fez uma importante reunião on-line ontem pela manhã para tratar da questão referente às operações com cartões de crédito e débito. Mais de 70 pessoas de todo o estado participaram. 
 
SONEGAÇÃO
 
As 52 prefeituras de Rondônia serão beneficiadas com a liberação dos arquivos referentes as movimentações financeiras. De posse dos extratos todos municípios poderão recuperar milhões de reais que são sonegados mensalmente.
 
SEM PUBLICIDADE
 
Um assunto dessa importância que coloca Rondônia como referência no combate à sonegação não teve uma única linha publicada pela Secretaria de Comunicação do Governo.
 
SEM ASSESSORIA
 
Fazendo justiça ao secretário Luís Fernando, ele realmente me disse que a Sefin não tem assessor de imprensa. Bom, mas o governo tem um setor com vários
“açessores de imprensa” ( agora com aspas) que, até onde eu sei, recebem religiosamente seus proventos para tal. 
 
SEM COMENTÁRIOS
 
Aliás, se comunicar parece realmente não ser o forte da SECOM. Já escrevi isso em outras oportunidades e o print abaixo revela duas coisas: o horário em que solicitei informações ( A reunião da SEFIN  foi às 10h da manhã ) e a seriedade com que um veículo ou profissional de comunicação é tratado quando solicita uma demanda para quem é de direito.
 
 
ROBÓTICA 
 
A rede de colégios SESI abriu matriculas para 2021. https://sesi.ro/matriculas/. São oferecidas vagas para o ensino fundamental e médio para os colégios de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena.
 
AGREGADO
 
No SESI, a robótica é trabalhada pelos professores com os kits compostos com peças e livro didático, sendo cada segmento com seu material específico. A robótica agrega os conteúdos de diversas disciplinas em uma mesma atividade.
 
CONCEITO
 
Os colégios do SESI em Rondônia utilizam essa metodologia pois proporciona uma visão mais abrangente sobre tudo aquilo que é ensinado na sala de aula e permite que os estudantes desenvolvam suas habilidades cognitivas e de relacionamento.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS