ESPAÇO ABERTO: Nem os espíritos conseguem escapar da intolerância do dia a dia

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO: Nem os espíritos conseguem escapar da intolerância do dia a dia

Foto: Divulgação

RITUAIS
 
Toda a manifestação religiosa tem seu ritual. Os católicos às missas, os evangélicos os cultos, os espíritas as sessões , e assim vai. As cerimônias acontecem tendo como base e referência a fé, e cabe a cada participante alcançar o acalento que procura.
 
RAIVA 
 
São raros os registros, embora eles existam, de fiéis que se sentem aborrecidos com o desenrolar de uma cerimônia religiosa. Ás vezes uma ou outra pessoa fica zangada com o padre ou pastor que se “empolga” e estende demais os cultos.
 
SEM SENTIDO
 
Não há anotação de agressão, ou pelo menos não havia até este fim de semana, de um religioso ou “entidade” ( forma de espírito ) sofrer violência durante ato religioso. Mas como estamos vivendo tempos onde nada é impossível, eis o absurdo.
 
ENCONTRO
 
Durante uma cerimônia de Umbanda ( religião criada no Brasil em 1908) na madrugada deste domingo (04), em um terreiro, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho, uma mulher de 33 anos foi espancada pelo marido.
 
BANAL
 
O mais incrível foi o motivo da agressão. O marido ficou com ciúmes da entidade espírita que incorporou na mulher e teria falado coisas que lhe desagradaram. A vítima foi agredida na frente das demais pessoas que participavam do culto. 
 
SEM AÇÃO
 
O ato foi tão sem sentido que os fiéis ficaram sem ação, não entendo absolutamente nada do que se passava com o marido da mulher. A Polícia Militar foi chamada, mas o agressor conseguiu fugir.
 
PROSAICO 
 
Já escrevi que violência contra a mulher não é mais nenhuma novidade e acontece diariamente. Vivemos um momento onde a covardia e a intolerância se tornaram triviais. 
 
QUALQUER LUGAR
 
O episódio no terreiro de umbanda é a mais clara evidência de que nem o que está além da possibilidade de ser visto pelos olhos consegue escapar da “insanidade bestial” que tomou conta de algumas pessoas.
 
RESUMO
 
Espero que a vítima tenha lucidez pra escolher o que é melhor para sua vida. Os policiais registraram a ocorrência na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam).
 
MAIS OUTRO
 
Outro absurdo, também registrado no fim de semana, foi o compartilhamento, em redes sociais, da mentira informando a morte da servidora pública Jawa Namie Kubo Souto Lacerda, que permanece internada com coronavírus no Cemetron. 
 
HOSPITALIZADA
 
Na sexta-feira à tarde, familiares de Jawa Souto Lacerda fizeram campanha nas redes sociais para conseguir uma UTI em hospital particular, já que o estado de saúde dela havia se agravado.
 
REAÇÃO
 
No sábado, o estado de saúde de Jawa deu uma estabilizada e não precisou ser levada para UTI, mas gente que não tem o que fazer começou a compartilhar seu falecimento.
 
INSENSIBILIDADE
 
Na sexta pela manhã, Jawa perdeu o marido para o Covid-19 e sua filha, também infectada com coronavírus, está de quarentena em casa se tratando da doença. Como se não bastasse toda a dor diante dessa doença maldita, a família ainda teve que enfrentar a falta de noção de propagadores da desgraça. 
 
FAKE
 
Sobre essas questões relacionadas à mentira, eu recebo aqui no Rondoniaovivo uma grande quantidade de “notícias” sem pé nem cabeça. Algumas absurdas e
outras que de tão detalhadas parecem realmente verdadeiras.
 
FAKE 2
 
A maioria das “informações” envolvem política ou políticos. Algumas coisas realmente vem de pessoas que não são mal intencionadas, outras se acham espertas demais e tentam passar adiante mentiras.
 
FAKE 3
 
Aqui no Rondoniaovivo estamos vacinados em relação a isso. Fazemos uma boa checagem antes de publicar todos os fatos e vamos até o limite na procura quando é uma notícia que pode causar prejuízo ou dano sério à entidades ou pessoas.  
 
FAKE 4
 
Alguém pode dizer: então Cícero, vocês são perfeitos e nunca erram? Claro que erramos, somos normais e pessoas bem intencionadas também erram, mas tentamos fazer com que os erros sejam o mínimo possível e nunca de uma maneira que possam afetar à integridade de alguém.
 
FAKE 5
 
Não vou citar nomes porque não vem ao caso, mas sobre divulgação da morte de pessoas que estavam vivas já tivemos uns 3 ou 4 exemplos só este ano.
Gente sem noção compartilha todas as desgraças e bobagens que recebe, sem se importar se o que está sendo repassado é verdade ou não.
 
FESTA
 
Recebi vídeo enviado pelo deputado estadual Jair Montes mostrando uma festa regada à bebida e pagode, que teria sido realizada na sexta-feira. O local estava lotado de gente e o encontro teria acontecido em uma casa de eventos na capital. 
 
POLÍCIA
 
O deputado, que não conseguiu confirmar o exato local da festa, informou que acionou os órgãos de segurança assim que recebeu as imagens. Como até às 21h30 deste domingo ainda não tinha a confirmação do lugar e nem se o evento realmente aconteceu na sexta-feira, não vou exibir o vídeo.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

R E Eletrodiesel

R E Eletrodiesel

R E Eletrodiesel

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS