ATENÇÃO: Três casos de meningite são descartados no estado de Rondônia

Os casos confirmados até o momento são de meningites não-bacterianas

ASSESSORIA

20 de Fevereiro de 2020 às 11:41

Foto: ASSESSORIA

A Secretaria Municipal de Saúde informa que todos os três casos suspeitos de meningite foram descartados nesta quinta-feira, dia 20, e nenhum novo caso foi registrado desde a última coletiva de imprensa, realizada ontem, dia 19, pela manhã.

 

Visto que os casos confirmados até o momento são de meningites não-bacterianas, a Atenção Básica explica que o protocolo de controle desses casos não envolve vacinação de adultos. O público alvo da imunização, conforme o Ministério da Saúde orienta, é em duas faixas etárias: de 3 a 5 meses de idade e também de 11 a 14 anos.

 

Os bebês e adolescentes nessas faixas etárias na Iquezinha foram vacinados e são acompanhados pela Atenção Básica. A Secretaria de Saúde tranquiliza a população e explica que todos devem manter seus cartões de vacina atualizados, mas que, como os pacientes confirmados já não podem mais transmitir a doença, não há necessidade de os vilhenenses procurarem proteção para estes casos nos postos de saúde por meio de vacinas.

 

Mesmo assim, aqueles que apresentarem sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez no pescoço, dor na nuca, náusea, vômito, falta de apetite, irritabilidade e sonolência devem procurar os postos de saúde para acompanhamento.

 

Por meio de dispensa de licitação, em caráter emergencial, a Prefeitura providencia já a aquisição de equipamentos para realizar o exame da tipagem de meningite em Vilhena através do Laboratório Municipal de Análises Clínicas, anexo ao HRV.

 

Veja resumo abaixo de todos os casos registrados até agora.

 

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS