BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

UNESC: Vazão do Rio Jatuarana chega a 2.700 litros de água por segundo, aponta estudo

Nesta época do ano, outubro, impressionantes 2.700 litros de água são captadas por segundo pelo rio, localizado na área rural de Cacoal

ASSESSORIA UNESC

08 de Outubro de 2019 às 17:20

Foto: Divulgação

Uma aula prática realizada por acadêmicos e professores dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental da Unesc, no último sábado (05), determinou a vazão do Rio Jatuarana em Cacoal.

 

Nesta época do ano, outubro, impressionantes 2.700 litros de água são captadas por segundo pelo rio, localizado na área rural de Cacoal.  E o período chuvoso está apenas começando! Durante as chuvas,  a quantidade de água aumenta expressivamente. Em fevereiro deste ano, por exemplo, a rodovia RO-010, entre o município de Cacoal e o distrito de Nova Estrela, foi interditada após o Rio Jatuarana transbordar e invadir a pista. São milhares e milhares de litros por segundo.

 

A pesquisa feita pelos acadêmicos da Unesc, sob a orientação do corpo docente da instituição dentro das disciplinas de Hidrologia, Gestão de Recursos Hídricos e Hidráulica, são inéditas em Cacoal e de grande importância para a realidade local, conforme explica o professor Danilo Cesar de Oliveira Bastos.

 

A prática de campo ajuda na compreensão dos conteúdos vistos em sala de aula, tornando a disciplina e até mesmo o curso mais objetivo e completo, além de salientar a importância do estudo da gestão dos recursos hidrológicos da nossa região que ainda é carente de estudos. Tais dados de vazão são ainda inéditos para a comunidade”.

 

De acordo com o professor da Unesc, “a determinação da vazão do Rio Jatuarana foi feita utilizando o método do flutuador utilizado pela Embrapa. Também foi demonstrando a utilização do equipamento para determinação da velocidade de infiltração da água no solo, que tem relação com os processos de erosão do solo evidenciados pelos alunos”.

 

 

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

NOVA DATA: Após adiamento, confira como fica o cronograma do Enem

NOVA DATA: Após adiamento, confira como fica o cronograma do Enem

Ministro da Educação anuncia, por meio de rede social, adiamento do prazo para se habilitar à prova. Pagamentos podem ser feitos até um dia depois da data final para garantir a participação. Até o meio-dia de ontem, mais de 5 milhões de pessoas tinham feito o cadastro

23 de Maio de 2020 às 10:36