AMAZÔNIA: Censipam lança aplicativo para visualização de radares meteorológicos

O aplicativo traz animação das últimas cinco imagens do radar e tem raio de 250 km

ASSESSORIA

19 de Fevereiro de 2020 às 16:44

Atualizada em : de de às

Foto: ASSESSORIA

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) lançou esta semana, em Porto Velho (RO), o aplicativo Radares da Amazônia, que permite visualizar, em tempo real, imagens de radares meteorológicos das principais cidades da Amazônia Legal.

 

Com a ferramenta, o usuário pode ver a movimentação das formações de nuvens instantaneamente. O aplicativo Radares da Amazônia traz uma animação das últimas cinco imagens captadas pelo radar, proporcionando melhor compreensão do avanço das condições de tempo.

 

Utilizando o GPS do celular, é possível saber se a chuva está vindo na direção do usuário. É possível escolher o raio de abrangência do radar e utilizar imagens de satélite como fundo, o que facilita a localização espacial.

 

Segundo o desenvolvedor do aplicativo, o servidor do Centro Regional do Censipam em Porto Velho (CR-PV), Mário Fraga, a principal vantagem do aplicativo é que, “O Aplicativo Radares da Amazônia é uma ferramenta muito útil tanto para a população que vive na Amazônia quanto para os órgãos que atual nesta região, especialmente na época das grandes chuvas e cheias. Me sinto muito feliz com mais este produto publicado, espero que seja amplamente usado.

 

Os radares têm raio de 250 km e estão localizados em 11 municípios da Amazônia Legal: Belém (PA), Boa Vista (RR), Cruzeiro do Sul (AC), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM), São Luís (MA), Tabatinga (AM) e Tefé (AM).

 

 

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS