BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

EMPREENDEDORISMO: Semana Global 2019 dobrou ações em relação ao ano passado

O evento realizou em novembro mais de 13,7 mil atividades em 2.327 municípios, com número de cidades atendidas duas vezes maior

ASSESSORIA SEBRAE

16 de Dezembro de 2019 às 15:24

Foto: ASSESSORIA

A Semana Global de Empreendedorismo (SGE) terminou no dia 30 de novembro, batendo todos os recordes desde que foi criada, há 12 anos. Durante todo o mês, foram realizadas 13.712 atividades pelo país, disponibilizando 1,8 milhão de vagas em eventos realizados em 2.327 cidades brasileiras. Os números registrados nesta edição foram quase o dobro de 2018 e superior aos demais períodos. O empreendedorismo foi o tema mais procurado pelos participantes, seguido por inovação, vendas e marketing e empreendedorismo na educação. Minas Gerais foi o estado que esteve presente com o maior número de municípios.

 

No ano passado, a Semana Global de Empreendedorismo registrou 8.197 eventos em 1.163 municípios brasileiros. Em 2019, pelo menos 10 estados realizaram eventos na maior parte de suas cidades, como Espírito Santo (90%), Goiás (72%), Paraná (70%), Ceará (65%), Santa Catarina (63%), Amapá (56%), Rondônia (56%), Mato Grosso (55%), Rio de Janeiro (51%) e Acre (50%). Minas Gerais conseguiu atingir 48% dos seus 853 municípios, um número elevado, conforme avaliação do Sebrae, pois o estado possui mais de 15% das cidades brasileiras. Dos 13.712 eventos ocorridos de 12 a 30 de novembro, 9.376 foram oferecidos pelo Sebrae, o que corresponde a 68% do total.

 

“O elevado volume de atendimento prestado pela Semana Global de Empreendedorismo 2019 é resultado da nossa estratégia de interiorizar ações para localidades onde a oferta de educação e capacitação no tema era escassa, sem perder o que conquistamos nas capitais brasileiras ano passado”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles. “Desde o ano passado adotamos essa tática para disseminar o empreendedorismo, ajudando, desta forma, as micro e pequenas empresas a atuarem de forma melhor, contribuindo com a geração de emprego e renda nas regiões onde atuamos”, acrescenta Melles.

 

A comemoração da SGE começou em 2007, por iniciativa do ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm. No ano seguinte, começou a movimentação a nível mundial, por intermédio do Brasil, Alemanha, Estados Unidos, França, Grécia e Reino Unido, além de outros 12 países. Hoje são 170 nações envolvidas, sendo que o conselho da Semana Global de Empreendedorismo é liderado pelo Sebrae no Brasil e que reúne organizações como a Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Júnior, Conaje, Endeavor e Júnior Achievement.

 

Dentre os estados que mais atenderam seus municípios com eventos da SGE, Rondônia ficou em 8º lugar com 29 municípios atendidos. Os eventos aconteceram em diferentes focos de abrangência, enquanto em Ji-Paraná foram realizadas palestras sobre comprometimento dos empreendedores, empregabilidade, empreendedorismo e marketing digital, em Pimenta Bueno os temas tiveram atenção na preparação de microempreendedores individuas, vendas e o poder mágico da sua equipe, mas em todos os municípios atendidos a inovação foi um tema constante, porque ela é condição básica para atender o mercado nos tempos atuais.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS