BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

PLANEJAMENTO: Projeto Líder mapeia potencialidades socioeconômicas do Cone Sul

O trabalho vai compor o plano estratégico de desenvolvimento socioeconômico dos sete municípios da região

ASSESSORIA SEBRAE

10 de Dezembro de 2019 às 10:32

Foto: Divulgação

O Sebrae realizou nos dias 2 e 3 dezembro o 4º Encontro do Projeto Líder Cone Sul, com participantes dos sete municípios da região sul de Rondônia. No encontro realizado mais uma vez no Centro de Treinamento e Cultural Sicoob/Credisul, os participantes tiveram que mapear as potencialidades socioeconômicas da região.

 

O levantamento é uma das bases fundamentais para a construção do projeto socioeconômico que será apresentado no último encontro, ao final de oito etapas, previsto para ser realizado em meados de 2020.

 

O projeto é um processo de construção contínua e tem realizado seus encontros interligados, de acordo com o que explica o facilitador do Sebrae Orestes Pacheco.

 

A partir do quarto encontro começamos a trabalhar a questão do planejamento. O que essas lideranças que estão reunidas e trabalhando no projeto entendem para o desenvolvimento da região? E para esse entendimento têm que ter embasamento em relação ao território e olhar para as riquezas, quais são os recursos naturais que existem, recursos humanos e materiais. Enfim, o que existe na região”, pontuou Orestes Pacheco.

 

O auditor do Ministério do Trabalho de Vilhena Renato Coutinho, está no projeto Líder desde o início, e para ele os dados levantados impressionam e mostram as potencialidades da Região, sobretudo, na exportação de produtos agrícolas como a soja, milho e algodão. “O Sebrae tem nos estimulados e, criou esse grupo de trabalho, por isso estamos fazendo um levantamento para mostrar onde Vilhena pode chegar, ou seja, temos grandes potencialidades e a partir daí traçar um futuro melhor para o município”, explicou.

 

O empresário Paulo Tomazelli, de Cabixi, também destacou o potencial turístico da região que pode ser um fator determinante para o desenvolvimento local. “A nossa região tem um potencial turístico muito grande a ser explorado e desenvolvido, principalmente a região de Cabixi no Vale do Guaporé. O Projeto Líder tem buscado fazer essas pesquisas para que isso possa ser potencializado”, destacou.

 

É de fundamental importância destacar que apesar de o Projeto Líder Cone Sul ser realizado em oito etapas, os lideres vão receber acompanhamento na implantação e desenvolvimento do projeto socioeconômico.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS