BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

PATRIMÔNIO HISTÓRICO: Associação dos ex-ferroviários pede intervenção do MP/RO no pátio da EFMM

Denúncias veiculadas pelo jornal Rondoniaovivo apontaram o abandono de várias peças históricas

DA REDAÇÃO - João Paulo Prudêncio

06 de Dezembro de 2019 às 15:51

Foto: Divulgação

Nesta semana, a Associação dos ex-Ferroviários da Madeira Mamoré, encaminhou um pedido de intervenção do Ministério Público do Estado de Rondônia – MP/RO no pátio tombado da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

 

Denúncias veiculadas pelo jornal Rondoniaovivo apontaram o abandono de várias peças históricas que são resguardadas por lei federal, que em tese deveriam estar protegidas pela prefeitura de Porto Velho. 

 

 

 

 

Cofre, carrinhos, entre uma série de peças foram flagradas ao relento, à beira do rio, na orla onde é realizada mais uma obra de revitalização da Praça da Estrada Ferro Madeira Mamoré. De acordo com o vice-presidente da associação, George Teles, o MP/RO está sendo acionado para que busque resposta em relação ao tratamento dado à esse material.


Precisamos que seja respondido à sociedade como é realizado o trabalho de preservação desse material e a quantas anda a gestão do complexo da EFMM. Não podemos aceitar que nosso patrimônio seja abandonado”, afirmou George Teles.

 

Após o fato se tornar de conhecimento público, a Prefeitura de Porto Velho retirou as peças que estavam ao relento e levaram para um galpão. Porém, o procedimento de remoção e acomodação dessas peças continua sendo questionado, por supostamente irem em desencontro com as normativas federais que regem o manuseio de artefatos históricos.

 

O documento foi encaminhado ao promotor de Justiça, Jesualdo Farias, e protocolado no último dia 03 de dezembro no MP/RO. Confira:

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS