BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

PROJETO LÍDER: Atividade explora as características individuais dos participantes

Participantes tiveram que arrecadar donativos a uma entidade filantrópica, gerando engajamento ao grupo

assessoria

20 de Novembro de 2019 às 10:42

Foto: assessoria

No início desta semana, 18 e 19 de novembro, foi realizado o terceiro encontro do Projeto Líder Cone Sul, em Vilhena, que é organizado pelo Sebrae e com participação de representantes dos sete municípios do Sul de Rondônia, todos ligados à administração pública e empresários que exercem função de liderança no meio em que vivem.

 

As atividades do encontro foram direcionadas para a liderança organizacional e em grupo, com foco em estimular a habilidade do líder como agente de desenvolvimento social.

 

Na primeira parte do encontro, os participantes debateram a respeito de características como honestidade, competência, inspiração e justiça, que são pertinentes ou que se espera encontrar em um líder.

 

Para Raimundo Nonato Pereira, secretário municipal de educação da cidade de Colorado D’Oeste, todas essas características dificilmente podem ser encontradas em uma única pessoa. “Mas o objetivo como grupo é principalmente despertar em cada pessoa a característica que ela tem, que unida ao grupo possa trazer um resultado positivo, resultado este que seja suficiente para atender à macrorregião”, destaca.

 

Além de estimular o debate e o autoconhecimento, os participantes puderam pôr em prática o que foi apresentado nos encontros anteriores por meio de uma atividade que consistia em arrecadar donativos e recurso para o Lar dos Idosos Maria Tereza Dalamarta, desta forma, gerando engajamento ao grupo. “É a primeira oportunidade que eles tiveram de ter que enfrentar o desafio e resolvê-lo em grupo”, destaca Augusto Primo Portugal, facilitador do Sebrae.

 

 

Conforme Augusto Primo, a atividade é parte do trabalho que será feito ao final do Projeto Líder que consiste na elaboração de um plano estratégico regional e que será colocado em prática pelos participantes. “O grupo precisa ser um grupo, ele precisa se testar, precisa trabalhar junto. E o grupo trabalhou muito bem nesse aspecto, os depoimentos foram muito bons, mostrando essa unidade”, pontuou.

 

No encerramento do terceiro encontro, alimentos e um valor em dinheiro arrecadados pelos líderes foram entregues à coordenadora do Lar dos Idosos, Adenir Eva Correia Pereira. “Foi de uma grande ajuda, ação que nós não esperávamos. Nós só temos a agradecer a iniciativa do Sebrae de escolher o Lar e espero que o trabalho continue”, agradeceu Adenir Eva.

 

 

O PROGRAMA

 

O Projeto Líder consiste em qualificação e estímulo a pessoas que exercem papel de liderança nas cidades onde moram e, dessa forma, criam ambientes saudáveis e voltados ao desenvolvimento regional.

 

Este é o terceiro, de oito encontros, realizados na Região Sul de Rondônia e que abrange os municípios de Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Corumbiara, Colorado D’Oeste, Pimenteiras e Vilhena.

 

Após os oito encontros, em grupo, os participantes irão criar um plano de ação e governança, usando a metodologia aplicada durante o Projeto Líder.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS