BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Datas comemorativas – Mês de maio 2.018

01 – Dia do trabalho

Assessoria Astir

27 de Abril de 2018 às 07:57

Foto: Assessoria Astir

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado anualmente em 1º de maio em diversos países do mundo.

 

O Dia do Trabalho é feriado nacional no Brasil, em Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outras nações.

 

Esta data representa o momento que os empregados e as empresas têm para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas e demais regras de trabalho.

 

Nesta data também é homenageada a luta dos trabalhadores que reivindicaram por melhores condições trabalhistas. Graças à coragem e persistência desses trabalhadores, os direitos e benefícios atuais dos quais usufruímos foram conquistados.

 

No Brasil, o Dia do Trabalhador só foi reconhecido a partir de 1925, através de um decreto assinado pelo então presidente Artur Bernardes.

 

05 – Dia do Marechal Rondon

 

Marechal Rondon (1865-1958) foi militar e sertanista brasileiro. Foi o idealizador do Parque Nacional do Xingu e Diretor do Serviço de Proteção ao Índio. Integrou a Comissão Construtora de Linhas Telegráficas, atravessou o sertão desconhecido, na maior parte, habitado por índios bororos, terenas e guaicurus. Abriu estradas, expandiu o telégrafo e ajudou a demarcar as terras indígenas.

 

Rondon foi uma das personalidades brasileiras mais importantes e recebeu inúmeras honrarias tanto no Brasil quanto no exterior. “O prestígio de Rondon transpunha fronteiras. O meridiano 52 tem o nome de Rondon. Rondônia também é o único estado brasileiro que tem nome de ser humano. Em 1957 foi indicado, por Nova York, para o prêmio Nobel da Paz, mas não pôde concorrer, pois morreu em 19 de janeiro de 1958”.

 

12 – Dia do enfermeiro

 

Dia Internacional da Enfermagem é comemorado anualmente em 12 de maio.Também conhecido como Dia Internacional dos Enfermeiros, esta data homenageia o trabalho e contributo dos enfermeiros e enfermeiras para a proteção da saúde nos hospitais.O trabalho desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência continua de cuidados médicos.

 

O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas.

 

No entanto, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio (com o Dia Internacional da Enfermagem) e termina em 20 de maio (com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem).

 

13 – Dia das mães

 

Dia das Mães é uma data móvel, ou seja, o dia a ser comemorado depende do ano, mas no Brasil é sempre no segundo domingo do mês de Maio. Em vários países é comemorado em outras datas, que vão desde março até dezembro.

 

O Dia das Mães é um dia para celebrar e agradecer a todas as mães pela dedicação, amor e carinho que dão aos seus filhos diariamente. É comum no Dia das Mães os filhos fazerem surpresas às suas mães, dando presentes ou organizando atividades que demonstrem toda a admiração que sentem por ela.

 

26 – Dia do bombeiro

 

Este dia visa homenagear todos os bombeiros profissionais e respectivas corporações e destacar o trabalho e contribuição destes na proteção das populações e na prestação de cuidados e serviços de apoio. É também feita uma homenagem especial a todos os bombeiros falecidos em serviço.

 

31 – Dia de Corpus Christi

 

O Corpus Christi é um feriado nacional no qual ocorrem as festividades religiosas da Igreja Católica, com o intuito de comemorar a eucaristia e a comunhão do corpo e sangue de Jesus Cristo. Basicamente, Corpus Christi significa “corpo de Cristo”. A celebração da data ocorre sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, relembrando a quinta-feira santa em que Jesus criou a consagração da eucaristia.

 

A comemoração do Corpus Christi tem origem ainda no século XIII, especificamente no ano de 1269. Nessa época, os então membros da Igreja Católica propuseram que as pessoas separassem uma data para sentirem a presença de Cristo, instaurando assim o feriado.

 

 

CB PM Alan Mota – Diretor executivo da Astir

 

O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota informa que os feriados nacionais do mês de maio a associação estará fechada nos setores administrativos e ambulatório. O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) como sempre, estará de plantão 24 horas, 7 dias por semana, ou seja, nosso associado não fica sem atendimento médico de urgência e emergência, disse Alan.

 

Texto: Jornalista Wilson Souza e sites da fonte

Imagem: Meramente ilustrativa (Google)

Foto: Jornalista Wilson Souza

Formatação e publicação: Stanley Monteiro – Web site

Fontes: CB PM Alan Mota/https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-trabalho/ http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-trabalho.htm/ https://www.ebiografia.com/marechal_rondon/

https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-enfermagem/https://www.calendarr.com/brasil/dia-das-maes/http://www.netuai.com.br/2017/2017/05/26/26-de-maio-e-dia-nacional-do-bombeiro/ http://www.diasferiados.com.br/corpus-christi.php

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS