BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Seca na Amazônia coloca balsa em alerta, Acre pode ficar isolado

Seca na Amazônia coloca balsa em alerta, Acre pode ficar isolado

Da Redação

11 de Julho de 2016 às 09:42

Foto: Divulgação

Localizada no distrito de Abunã, aproximadamente 250 quilômetros de Porto Velho, a balsa que realiza a travessia da BR-364 sentido ao estado do Acre, pode paralisar suas atividades em decorrência ao intenso período de seca que vem assolando os rios da Amazônia desde o mês de junho.

Entre as maiores dificuldades para a navegação está a formação de bancos de areia que acabam fazendo com que a balsa atole no meio da travessia, tendo que ficar por horas no aguardo de resgate.

Para retirar uma balsa atolada é necessário um intenso trabalho envolvendo máquinas pesadas como pá carregadeiras, além do trabalho braçal dos funcionários da empresa responsável pela gestão da travessia do rio.

Caso a balsa fique parada, o estado do Acre poderá perder sua única rota de saída via terrestre ao resto do Brasil. No estado acreano a seca fez com que o governador decretasse estado de emergência e um colapso no abastecimento não é descartado.

VEJA TAMBÉM;

Balsa enfrenta dificuldades para atravessar Rio Madeira, Estado do Acre pode ficar isolado

Para tentar evitar que a situação na balsa chegue ao limite, é necessário um trabalho de drenagem no rio. Outra medida é a construção da ponte, porém ao que tudo indica a obra pode durar ainda quase dois anos para conclusão.

Há quase cinco anos em obras, a ponte seria o fim de um transtorno e prejuízo encarado há décadas por quem precisa utilizar a rodovia, porém seguidos problemas fizeram com que seu andamento fosse protelado.

Enquanto isso a balsa continua funcionando com o sinal de alerta ligado.

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS