BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE lança projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos

Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE lança projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos

Da Redação

28 de Junho de 2016 às 14:51

Foto: Divulgação

O presidente do Sistema Fecomércio-RO/Sesc/Senac/IFPE, Raniery Coelho, lançou na tarde de segunda-feira (27.06), no auditório do Senac, em Porto Velho, o Projeto “Boas Práticas Socioambientais” – A Decisão de não Poluir o Planeta está em nossas mãos”.

O projeto, que levou um ano para ser elaborado por uma comissão formada por servidores das três Casas, pretende criar em todas as unidades do sistema pontos coletores seletivos de resíduos sólidos produzidos internamente pelo sistema em Porto Velho.

VEJA TAMBÉM:

Fecomércio apoia Festival de Oportunidades Caixa

Ao discursar sobre a proposta do projeto, Raniery Coelho elogiou o trabalho da Comissão de Resíduos Sólidos e todos os servidores do sistema envolvidos diretamente e indiretamente na concepção do trabalho apresentado e deixando claro a responsabilidade de cada servidor do sistema.

“Temos que começar a nossa lição de casa. Esse projeto precisa do envolvimento de cada servidor do sistema, de cada aluno dos nossos cursos para que ele lance raízes profundas. Sabemos que não será tarefa fácil, mas tudo possui um começo. Por isso venho aqui pedir dedicação e colaboração de cada um de vocês”, discursou.

O projeto também indicou seus gestores em cada uma das casas. Todos assinaram um Termo de Compromisso ao final do evento como responsáveis pelo fiel cumprimento das diretrizes contidas no projeto.

Na solenidade de lançamento, a mesa foi formada pelos diretores regionais do Sesc Waldy Fernando Bastos; e do Senac – Hilton Gomes Pereira; do presidente Comissão de Resíduos Sólidos da Fecomércio-RO, José Ramalho; do secretário municipal de Serviços Básicos – Eduardo Damião; do secretário-adjunto de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Francisco Sales, e do presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rua de Porto Velho (Asprovel), Geraldo Gonzaga.

O projeto “Boas Práticas Socioambientais” será feito por etapas. A primeira é reduzir o volume de lixo.  A Comissão de Resíduos Sólidos do Sistema Fecomércio-RO, em parceria com a prefeitura, por meio da secretaria da Semusb realizará na primeira semana de julho, uma oficina de capacitação com os terceirizados, a segunda oficina será com os multiplicadores.

Dia 18 de julho começa oficialmente o início da coleta seletiva em parceria com a Prefeitura, todo material coletado será reaproveitado pela associação de catadores -  Asprovel e de óleo de cozinha será destinado ao Programa Mesa Brasil do Sesc.

Até o final do ano, o cronograma do Projeto inclui também uma oficina para a elaboração de sabão ecológico, pit stops de conscientização ecológica, circuito de palestras sobre não geração, redução, reutilização, reciclagem e destinação correta de resíduos sólidos, oficina de artesanato com material reciclável e feira solidária de trocas.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS