BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Município atinge 100% de implantação do sistema eletrônico do e-SUS

Município atinge 100% de implantação do sistema eletrônico do e-SUS

Da Redação

22 de Setembro de 2015 às 16:19

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) de Ariquemes, através do Programa e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) do Ministério da Saúde,

 
conseguiu atingir 100% de implantação do sistema eletrônico da atenção básica em todas as unidades de saúde do Município, registrado como sendo o único do Estado a utilizar 100% do Prontuário Eletrônico Cidadão-PEC.

O sistema foi implantado em novembro de 2014, e concluiu-se neste mês de setembro, abrangendo todas as unidades básicas de saúde e 15 equipes de estratégia da saúde da família, a partir da aquisição de 35 computadores e em seguida outra aquisição de 75, para que as unidades possam ter acesso ao programa.

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

A essa reestruturação deu-se o nome de Estratégia e-SUS Atenção Básica (e-SUSAB), que conta com dois sistemas de software para a captação de dados, sendo eles: o sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS) e o sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), os quais alimentam o novo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), que substitui o Siab e atende aos diversos cenários de informatização e conectividade nas unidades de saúde da Atenção Básica (AB).  O cenário de utilização do Município é o de nível 5 (penúltimo cenário desenvolvido pelo Datasus), possível de se trabalhar prontuário eletrônico em todas as unidades. O cenário 6 é aquele que existe apenas um prontuário e todas as unidades acessariam o mesmo.

Com o novo sistema a coleta de dados,  torna-se mais amplo e rápido o acesso às informações dos pacientes. Integração com o Cadweb para a individualização dos dados de registro das informações de cada paciente; agenda do profissional e organização do encaminhamento interno da UBS; geração de relatórios gerencias no sistema e no portal do gestor, de relatórios de apoio à gestão do cuidado; acesso aos prontuários, geração e emissão de atestados digitais, receituários, solicitação de exames, orientação aos pacientes, entre outros.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS