BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Ministério da Saúde realiza visita técnica ao Serviço de Assistência

Ministério da Saúde realiza visita técnica ao Serviço de Assistência

Da Redação

11 de Setembro de 2015 às 16:39

Foto: Divulgação

 A Prefeiturade Ariquemes, através do Serviço de Assistência Especializada de Ariquemes -SAE, departamento este que integra uma importante área da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) , recebeu a visita técnica de representante do Ministério da Saúde, como também do diretor do Departamento de DST/Aids e hepatites virais de Rondônia, na manhã desta sexta-feira (11) para tratarem de assuntos acerca do atendimento diferenciado e de qualidade aos portadores de DST, hepatites virais da região.

Atualmente com  sede própria vem oferecendo atendimento integral e de qualidade aos usuários, por meio de uma equipe especializada de profissionais de saúde. " Este é um SAE regionalizado com o apoio do Ministério da Saúde e contrapartida do Município para podermos ampliar esta importante estrutura com profissionais capacitados e habilitados para fazer acolhimento, aconselhamento desses usuários", expôs Natanael Arruda, coordenador estadual.

Uma iniciativa do Ministério da Saúde que o Município vem apoiando onde cria mecanismos para oferecer qualidade da assistência prestada nos serviços de saúde e o diagnóstico precoce são as principais estratégias para a redução mortalidade e morbidade à aids. " Esta parceria marca a entrada de um serviço de suma importância para a região, que antes não abrangia os serviços com tal grandiosidade de atendimento para as pessoas que vivem com a doença. Este serviço é um divisor de águas para a melhora do atendimento no Município", avaliou Manoel Carlos Alves Braga, representante do Ministério da Saúde.

O objetivo destes serviços é prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários, por meio de uma equipe de profissionais de saúde composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, educadores, entre outros. 

Algumas de suas atividades principais são: cuidados de enfermagem; orientação e apoio psicológico; atendimentos em infectologia, ginecológico, pediátrico e odontológico; controle e distribuição de antirretrovirais; orientações farmacêuticas, realização de exames de monitoramento; distribuição de insumos de prevenção; atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de DST e Aids.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS