BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Moradoras do reassentamento aprendem a fazer artesanato

Moradoras do reassentamento aprendem a fazer artesanato

Da Redação

24 de Fevereiro de 2015 às 13:58

Foto: Divulgação

Moradoras do reassentamento Morrinhos, localizado a 60 quilômetros de Porto Velho, participaram esta semana de um curso de artesanato com materiais reciclados. O

curso foi uma das ações do Programa de Educação Ambiental da Santo Antônio Energia. Elas aprenderam a reaproveitar vidro, papel e restos de madeira que iriam para o lixo, transformando-os em potes para alimentos, jarras, cabideiros e objetos de decoração.

A instrutora do curso, Cleide Medeiros, explicou que a principal proposta das aulas foi reduzir a quantidade de resíduos sólidos na comunidade. O vidro, por exemplo, pode demorar até 4.000 anos para se decompor na natureza. “Com a educação ambiental conseguimos mostrar para as alunas a importância de se reaproveitar estes materiais que, com criatividade, viram objetos úteis para a casa”, salientou.

Uma das alunas, Elisvandra Nascimento, de 32 anos, que trabalha com plantio de mandioca, disse que além de aprender algo novo, conseguiu fazer novas amizades no curso. “Estou conquistando novos amigos e saindo um pouco de casa”, frisou. Outra aluna, Gisele Prado, de 36 anos, confessou que nunca perdeu um curso realizado no reassentamento. Ela já aprendeu a fazer sabão, reciclagem de pneus e pintura em tecido. “É ótimo aprender coisas novas e eu não perco nenhuma oportunidade. Na minha casa, jogava muitos vidros fora, mas agora, já sei como reaproveitá-los para decoração e para presentear meus familiares e amigos”, declarou.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS