BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Diretoria interina do Cremero acompanha apuração de mortes de crianças no HB

Diretoria interina do Cremero acompanha apuração de mortes de crianças no HB

Da Redação

24 de Outubro de 2013 às 16:11

Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Medicina de Rondônia está acompanhando as medidas recomendadas pelo Ministério Público de Contas e pelo Tribunal de Contas no caso da morte de crianças recém-nascidas na UTI infantil do Hospital de Base Ary Pinheiro. Mesmo com uma diretoria interina responsável pelas ações administrativas até a definição da nova diretoria, após a eleição marcada para o dia 12 de novembro, o CRM mantém suas funções de fiscalizar as ações de saúde.
Na final da semana passada, o presidente e o diretor-tesoureiro interinos do Cremero, Aparício Carvalho e Heinz Roland Jakobi, fizeram uma visita de cortesia ao conselheiro Paulo Curi Neto e a procuradora de Contas, Érika Patrícia Saldanha, quando relataram que o CRM está á disposição daquela Corte para colaborar na apuração e na busca de solução para o problema.
O conselheiro Paulo Curi informou que, tão logo tomou conhecimento do problema, buscou encaminhar uma solução e acertou com o secretário estadual de Saúde a transferência das crianças ainda remanescentes na UTI, como forma de resguardá-las do perigo. “Recebi garantias dos gestores da Saúde sobre a identificação das causas dos problemas que resultaram na morte dos recém-nascidos e adotar ações para proteger os pacientes”, explicou o conselheiro. Ficou pactuado que as próximas fiscalizações do TCE e do MPC à unidade de saúde contarão com a presença de equipes do Cremero.
Já a procuradora Érika Saldanha realçou a importância de se contar com o apoio do Cremero, já que isso contribuirá para ampliar a qualidade do trabalho da Corte de Contas no que diz respeito às questões técnicas do funcionamento de uma unidade de saúde, que será facilitada com a presença de profissionais médicos.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS