BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Museologia e Patrimônio foram temas de debate na abertura da Semana Estadual de Museus

Museologia e Patrimônio foram temas de debate na abertura da Semana Estadual de Museus

Da Redação

21 de Maio de 2012 às 14:29

Foto: Divulgação

Na manhã da última sexta-feira (18), no auditório do Ministério Público Estadual, foi aberta a Semana Estadual de Museus que faz parte da programação da 10ª Semana Nacional, promovida pelo Instituto Nacional de Museus – IBRAM e traz o tema “Museus em um mundo em transformação: novos desafios novas inspirações”.
Acadêmicos e professores dos cursos de biologia e arqueologia, além de professores e alunos da rede pública, pesquisador do museu paraense “Emilio Goeldi”, pesquisadores do Scientia Consultoria, arqueólogo do Iphan Danilo Curado e procurador do Iphan Ricardo Leite entre tantos outros participantes, movimentaram os debates.
Na ocasião o secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer, Francisco Leilson “Chicão”, falou sobre o histórico do Museu Estadual de Rondônia e dos projetos de modernização e reestruturação que devem iniciar em breve.
O secretário lembrou ainda, que a agenda de ações relacionadas à museus é extensa. “Vamos promover capacitação dos servidores e elaboração do plano de museus estadual e dos demais municípios e ainda este ano teremos a atividade Conexões, uma promoção do IBRAM que deve acontecer nos dias 20, 21 e 22 de setembro e visa a capacitação dos museólogos da região” finalizou.
A Semana Estadual de Museus segue até o dia 24 de maio com palestras eoficinas, conforme programação abaixo.
Dia 21 de maio de 2012
Local: Teatro Banzeiros
20h00
 
Palestra e debate sobre “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações”
 Palestrante Museóloga Valéria Abdalla, da Divisão Educativa do Museu Histórico Nacional, do Rio de Janeiro.
 
22 a 24 de maio de 2012
Local: Auditório da UNIR / Centro
08h00 –
 
12h00
 
e
 
14h00-
 
18h00
 
Oficina: Plano Museológico – implantação, gestão e organização dos museus.
 
Ministrante: Prof. Valdemar de Assis Lima, Bacharel em Museologia com habilitação em Museus de Arte e Museus de História, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e Pós-Graduado em Arte Educação, pela Escola de Belas Artes da UFBA. Atualmente é Técnico em Assuntos Culturais / Museólogo do Departamento de Processos Museais (DEPMUS) do Instituto Brasileiro de Museus(IBRAM) / Ministério da Cultura(MinC).
 
 
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS