BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Promotores de Justiça Eleitorais participam de capacitação em Direito Eleitoral

Promotores de Justiça Eleitorais participam de capacitação em Direito Eleitoral

Da Redação

19 de Abril de 2012 às 13:40

Foto: Divulgação

Promotores de Justiça Eleitorais participam do Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento em Direito Eleitoral, visando as eleições municipais em 2012, promovido pelo do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público de Rondônia. O curso teve início nesta quinta-feira, dia 19 de abril, e se encerra nesta sexta-feira, dia 20 de abril, no edifício-sede do MP-RO, em Porto Velho.
 
Na abertura do curso, o Procurador-Geral de Justiça em exercício, Cláudio José de Barros Silveira, destacou a importância da intervenção do Ministério Público Eleitoral nas eleições. “Amplos são nossos meios de atuação em nossa tarefa de promover, assistir e opinar dentro das atribuições específicas de cada um de nossos órgãos. Entendemos, pois, que nossa intervenção no Processo Eleitoral é um dos assuntos de mais alta relevância. Dentro da comunidade em que atuamos, somos chamados a opinar em um setor onde se encontra em jogo o interesse social, cuja defesa nos é cometida”.
 
O diretor do CEAF, Procurador de Justiça Rodney Pereira de Paula, ressaltou a importância para atualização e esclarecimentos de dúvidas dos Promotores de Justiça que estarão atuando nas Eleições Municipais de 2012. 
 
O curso contou com a presença do Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), desembargador Sansão Batista Saldanha, que abordou as Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO). O Procurador-Regional Eleitoral, Ercias Rodrigues de Sousa, apresentou as recomendações expedidas pelo Ministério Público Eleitoral para eleições em 2012.
Impugnações de candidatura e de mandato e de diplomação para as eleições 2012 foram alguns dos temas abordados pelo Promotor de Justiça Pedro Roberto Decomain, do Ministério Público de Santa Catarina, autor, dentre outros livros, de Elegibilidade e Inele gibilidades (2004), Eleições – Comentários a Lei nº 9.504;97 (2004) e Comentários ao Código Eleitoral em colaboração com Péricles Prade (2004).
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS