BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

PAINEL POLÍTICO – Expedito Júnior quer montar “blocão” para 2012 – Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO – Expedito Júnior quer montar “blocão” para 2012 – Por Alan Alex

Da Redação

10 de Novembro de 2011 às 17:25

Foto: Divulgação

Nomes
Não é novidade para ninguém que lideranças políticas estão em falta em Rondônia e legendas importantes como PMDB e PSDB vêm sofrendo, e muito com esse problema. Os tucanos trataram de dar início a uma política de alianças visando a prefeitura de Porto Velho e do interior. Mas o que funciona em uma cidade não quer dizer que vá funcionar em outras. Pegando o exemplo da capital, a estadual (leia-se Expedito Júnior) sonha em lançar nomes como Miguel de Souza ou Lindomar Garçon (ambos já juramentaram a união). Mas a executiva municipal (leia-se Lindomar do Sandubas) não pensa assim e ele já arrumou um nome.
Ninho tumultuado
O que atrapalha bastante o PSDB é exatamente a falta de um nome forte para essa disputa, que promete ser uma das mais acirradas. Jean Oliveira, jovem deputado estadual, já disse que não quer ser candidato, gesto acompanhado pelo médico Alexandre Brito, outro nome cogitado para encabeçar a chapa tucana. Mariana Carvalho, na avaliação dos bicudos, é muito jovem e não teria sucesso em convencer o eleitorado. Mas eis que a municipal achou o nome do procurador Ivo Benitez, e deve anuncia-lo nos próximos dias.
Sem parar
O PSDB adotou o ritmo de Expedito Júnior e emendou uma campanha atrás da outra. Em que pese o fato do ex-senador só ter tirado férias para viajar com a família no mês passado, desde que saiu do Senado, Júnior não parou um minuto sequer e já rodou o Estado, de ponta a ponta, pelo menos umas cinco vezes apenas este ano. E essa “correria” vem deixando a concorrência assustada. Tem gente achando que teria sido melhor ter deixado Expedito no Senado, estando lá, ele não teria tanto tempo para articular alianças no Estado.
Mais um
E com a aliança PR/PSDB/PV quem também deve engrossar esse caldo é o DEM, de José Bianco. O prefeito de Ji-Paraná declarou que gostaria muito de apoiar a candidatura de Miguel de Souza à prefeitura de Porto Velho. Expedito também abriu conversações com Moreira Mendes (PSD) e ambos almoçaram juntos nesta quinta-feira em um restaurante da cidade.
Porém
A entrada do PSD nesse casamento indiano (um marido com muitas esposas) só deve se concretizar no interior. Na Capital o partido sabe que o nome de Hermínio Coelho tem peso na disputa e uma aliança nessa altura do campeonato seria complicada. O deputado, que é presidente do PSD municipal vem aparecendo bem em sondagens extra-oficiais e com baixíssima rejeição junto ao eleitorado. Com esse desempenho fica complicado a legenda se comprometer a apoiar uma candidatura nesse “blocão”.
Conversar não dói
E Moreira Mendes sabe muito bem disso. Político experiente e acostumado a conduzir com cautela os assuntos em que se envolve, o parlamentar federal deve garantir aliança nos municípios onde o PSD precisa crescer e encorpar. Na Capital, além de Hermínio para a prefeitura, o partido já tem nominata para vereador, inclusive no distrito de Extrema.
Outra
Quem também anda se movimentando, e muito, é o PTB de Valter Araújo. O partido do presidente da Assembleia vem reunindo nomes para encarar o blocão de Expedito, tanto na capital quanto no interior. O nome mais forte para disputar a prefeitura é sem dúvida o do próprio Valter, que tem em seu redor dezenas de lideranças, como o presidente do sindicato dos trabalhadores no Poder Judiciário, Israel Borges. De qualquer forma essas alianças só serão realmente definidas após o carnaval. Por enquanto, o que vale mesmo é conversar.
Na Pérola
Em Guajará Mirim não faltam candidatos à prefeitura. O ex-prefeito Isaac Benesby, cheio de confusões junto aos tribunais de contas do Estado e da União anda falando que é candidato. Além dele a população vai ter ainda à disposição nas urnas o candidato do PT, Dúlcio, o atual presidente da Câmara Célio Tagino, o ex-vereador Wanderley, o policial civil Capixaba, o ex-cônsul do Brasil na Bolívia Valciro, o advogado Igor Cavalcante e o ex-vereador e atual superintendente regional do Trabalho Rodrigo Nogueira.
Aliás
Rodrigo Nogueira é de longe o melhor nome para Guajará-Mirim. O rapaz já foi secretário de Educação da cidade e sua atuação foi elogiada tanto pelo Ministério Público quanto pelo Tribunal de Contas. É formado em administração pública e é filho de Guajará, o que tem um peso enorme junto à população. Conversando com ele recentemente, ele apontava uma série de problemas estruturais da cidade e ao mesmo tempo apresentava soluções. Tem tudo para ser um grande prefeito.
Luto
Faleceu nesta quinta-feira o Desembargador aposentado Francisco César Soares Montenegro, um dos mais ilustres juristas de Rondônia, escritor renomado e irmão mais velho do também Desembargador Eurico Montenegro. Ele estava internado na UTI e teve falência múltipla dos órgãos. Ele estava com 90 anos. O velório foi no Tribunal de Justiça de Rondônia. Em homenagem ao irmão, o desembargador Eurico Montenegro e sua filha Érica, que é jornalista, escreveram um artigo.
Apadrinhamento
O site O Combatente divulgou notícia nesta quinta-feira dando conta que o advogado Flávio Conesuque, que consta na lista tríplice para a vaga de juiz eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, comentou com amigos que “sua nomeação está garantida graças ao apoio que tem do PT”. Ele detalhou nessa conversa que seus “padrinhos” seriam a ex-senadora Fátima Cleide e o deputado federal Padre Ton. E foi mais longe, afirmou que nesta sexta-feira, 11, sai sua nomeação.
Dirigindo
O trânsito de Porto Velho é caótico e isso não é nenhuma novidade. Grande parte da culpa recai sobre a prefeitura, mas cá entre nós, tem muito motorista sem noção dirigindo nesta cidade. Um grande exemplo são os semáforos de quatro tempos, que fecham para os carros irem em frente, mas abrem para quem vai dobrar à esquerda ou à direita, dependendo da pista. Nesses semáforos, é comum o motorista da frente, que quer seguir em frente, atrapalhar quem quer dobrar. Fica aquela fila de carros, buzinando e o sujeito não está nem aí.
Mais um
Outros são aqueles motoristas que dirigem na pista da esquerda como se estivessem passeando no parque, à 20 km por hora, sem a menor noção de que para quem quer andar devagar tem a pista da direita. Sei não, mas acho que essas auto-escolas não estão ensinando a dirigir corretamente.
Meia dúzia
Esse é o número de “manifestantes” que se reúnem diariamente na escadaria da Unir exigindo a saída do reitor. Enquanto isso, os carros que estavam com dizeres de “fora Januário” escritos em semáforos e cruzamentos já foram lavados e o movimento encontra dificuldades em gerar novos fatos. Melhor seria abrir um canal de diálogo, encerrar a greve e procurar a justiça, se for o caso. Do jeito que está corre o risco de cair no ridículo.
Descoberta
Cientistas brasileiros que trabalham nos EUA descobriram uma nova classe de remédios para emagrecimento. Em vez de inibir o apetite ou diminuir a absorção de gorduras, a nova droga elimina vasos sanguíneos que alimentam o tecido adiposo. O estudo, divulgado na última edição da Science Translational Medicine, apresentou resultados promissores em testes com primatas. Há mais de uma década, o casal brasileiro Renata Pasqualini e Wadih Arap coordena um laboratório no MD Anderson Cancer Center, ligado à Universidade do Texas em Houston (EUA). Os dois pesquisadores observaram que o sistema circulatório é mais complexo que uma rede uniforme de “encanamentos” para o sangue. A superfície dos vasos sanguíneos é diferente em cada órgão ou tecido. A droga - batizada de adipotídio - foi testada em camundongos em 2004 e mereceu um artigo na revista Nature Medicine. Os animais perderam cerca de 30% do seu peso com a droga. Agora, os pesquisadores decidiram testar em modelos mais próximos aos seres humanos.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com – www.painelpolitico.comTwitter/painelpolitico Facebook.com/painel.politico– telefone 9248-8911.
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS