BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

PAINEL POLÍTICO – Adjunto da SEDES promete emprego no governo para quem se filiar no PSL – Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO – Adjunto da SEDES promete emprego no governo para quem se filiar no PSL – Por Alan Alex

Da Redação

22 de Setembro de 2011 às 16:06

Foto: Divulgação

Corrigindo
Na última coluna informamos erroneamente que a deputada Epifânia Barbosa votou contra o projeto de lei 005/2011, que acabava com a segurança do ex-governador Ivo Cassol. A parlamentar votou a favor da extinção dessa mordomia.
Juntinhos
Antes das convenções que definiram os candidatos a governo em 2010, o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho se aproximou, e muito, do casal Valdir e Marinha Raupp. Tanto que tinha certeza que ele, Roberto, seria o candidato do Partido dos Trabalhadores ao governo. Mas não deu. O então deputado federal Eduardo Valverde conseguiu a indicação da legenda e disputou as eleições. Mas pouco antes dessa definição, Roberto chegou a afirmar para Raupp que “quando fosse preciso ligava o trator e passava patrolando tudo”. Tinha até acertado a indicação de Marinha Raupp como sua vice. Mas não deu.
Daí
Concluímos que a revelação de uma “pesquisa” feita pelo desconhecido Instituto Previsão, onde Roberto aparece com uma avaliação positiva, nada mais é que uma tentativa de dar uma sobrevida ao prefeito, politicamente falando. Alguns questionamentos devem ser feitos, como por exemplo onde vivem esses entrevistados e em quais circunstâncias foram feitas essas entrevistas. Se foi feita entre servidores comissionados, o prefeito “bomba”. Se for feita uma pesquisa entre os moradores da zonal Sul, que ficam imprensados no trânsito por causa das obras inacabadas dos viadutos, os números serão bem diferentes.
Outros fatores
Também é preciso avaliar com cautela a informação que o prefeito está em “recuperação da popularidade”. Não existe absolutamente nenhum fato novo que cause esse “aumento”, pelo contrário. Com a chegada das chuvas, os buracos começam a aparecer, as ruas começam a ficar alagadas e os bueiros entupidos. Roberto não está bem entre os servidores municipais, não está bem entre a população e está longe de ser considerado “bom ou regular”, pelo contrário, é “ruim ou péssimo”.
Incerto
E o futuro do prefeito dentro do PT é incerto, já que ele é o grande causador da cizânia na legenda. E Roberto ainda enfrenta um dilema no que diz respeito a hospedagem no hotel do grupo Marquise, em Fortaleza (CE), durante as férias. Ao PT ele se comprometeu a entregar uma nota fiscal que comprovaria, em tese, que ele pagou por sua hospedagem. Caso ele venha a apresentar esse documento, já foi alertado para que não tente nenhuma artimanha, do tipo “enxertar” a nota na contabilidade da Marquise, porque o Ministério Público está acompanhando de perto essa viagem. E se a nota for entregue ao PT, o MP certamente irá requisitar o documento e vai pedir perícia. Portanto, o que era para ser apenas uma questão doméstica, se transformou quase em um caso de polícia.
Com isso
Cada um dos candidatos a pré-candidatos do PT quer mais é distância de Roberto Sobrinho. É visível o distanciamento de Epifânia do prefeito, e olha que ela era a “queridinha” da administração municipal. Hermínio Coelho nem se fala e até mesmo Cláudio Carvalho não sai mais com o mesmo afinco para defender o prefeito. Fátima Cleide não quer ver Roberto nem pintado de ouro. Portanto, a probabilidade de Roberto Sobrinho deixar o PT e se bandear para o PMDB após o término de seu mandato é grande.
Tapetão
E a matemática das eleições fez mais uma vítima, Lindomar Garçom, deputado federal deve deixar o Congresso nas próximas semanas. E o maior articulador da saída de Garçom foi Amir Lando, que foi defenestrado pelo eleitorado rondoniense, mas deve ressurgir na vaga de Natan Donadon. Mas, pera lá, o que tem uma coisa a ver com outra? Tudo.
Explicando
Na vaga de Garçom deve assumir o pedetista Marcos Rogério, de Ji-Paraná, que obteve pouco mais de 15 mil votos. Há dias ele anda por Brasília com o diploma na mão e o terno passado, pronto para assumir o cargo. E Amir Lando, que teve 8.589 votos, por outro lado, fica “secando” o deputado Natan Donadon, que só não deixou o mandato por meras questões protocolares. Mas Amir Lando conseguiu essa proeza ao convencer a ex-deputada Daniela Amorim a desistir de um recurso no TSE, que salvaria o mandato de Garçom. Se os votos de Daniela fossem computados, Garçom ficaria. Como não foram ele sai.
Jogando rasteiro
O secretário-adjunto da SEDES Allan França e o assessor especial do governo Ednei Lima, respectivamente presidentes municipal e estadual do PSL, andam prometendo cargos no governo para lideranças que possam vir a se candidatarem ao cargo de vereador em 2012. A informação é dos presidentes do PTC, Jair Montes, do PHS, Herbert Lins e do PMN, Sandro Moretti. Eles afirmaram ainda que França oferece combustível, gráfica e até maquinário do governo para realizar alguns serviços em propriedades rurais.
Parêntese
A caçamba e a pá carregadeira que estão abrindo a estrada para o Cuniã no distrito de São Carlos, no baixo Madeira é de responsabilidade da SEDES e não do DER, como informamos. Esses equipamentos, segundo denuncia enviada à PAINEL POLÍTICO, estão sendo usados indevidamente na região.
Voltando
Esta não é a primeira vez que Allan França causa confusão. Pessoas próximas ao governador vêm chamando a atenção para as escorregadas do adjunto da SEDES, e esse assédio que tem como recompensa cargos comissionados no governo vão complicar ainda mais a já complicada situação, tanto dele, quanto de Ednei, que já foi afastado das conversas com os representantes dos consórcios das usinas do Madeira. O mais curioso disso tudo é que na mesa de Allan França já se encontram dezenas de currículos enviados pelos assediados, mas ninguém foi contratado. Ainda.
Vandalismo ou banditismo?
Por volta das 23h30min de quarta-feira um carro passou em frente a casa do deputado Jean de Oliveira e efetuou um disparo que atingiu o portão da residência. Minutos depois, em contato com o assessor de Jean, Adaídes Batista, o Dadá, o mesmo informou que “o tiro havia sido nas proximidades”, e possivelmente seria um “acerto de contas” entre marginais. Só que na manhã desta quinta-feira chega a confirmação por parte da Polícia Militar que o tiro atingiu o portão da casa. A pergunta é, porque negar um fato dessa natureza?
Segundo dia
Nesta quinta-feira o jornalista Alan Alex, seguindo a orientação dos policiais militares que atenderam a ocorrência do acidente de trânsito envolvendo uma carreta da Gazin e o carro do jornalista, esteve na Delegacia de Acidentes de Trânsito para pegar a cópia do boletim de ocorrências para poder dar encaminhamento aos trâmites de seguro. O boletim ainda não chegou na DAT. Lá a informação é a de que a nova direção da Polícia Civil orientou os policiais militares a encaminharem os boletins de acidentes com danos materiais as delegacias da área e não mais ao DAT. Como os escrivães das DPs tem outras prioridades, as ocorrências são encaminhadas a DAT com até 10 dias de atraso. Vamos relatar, passo a passo como vai se desenrolar esse caso.
Estadual
E o Rondoniaovivo implantou em seus classificados o regionalismo. Agora na hora de enviar seu anúncio você pode escolher em qual município é a venda de seu produto. Atualmente mais de 5000 clientes estão cadastrados. Os classificados do Rondoniaovivo são gratuitos para pessoa física.
Cerveja hidrata
Um estudo apresentado nesta terça-feira, 20, em Bruxelas comprova que o consumo moderado de cerveja após exercícios físicos é tão eficaz quanto a água para a hidratação, segundo especialistas médicos. Esta é uma das conclusões apresentadas no "VI Simpósio Europeu de Cerveja e Saúde", onde participaram especialistas em medicina, nutrição e alimentação da União Europeia. O pesquisador Manuel Castillo, da Universidade de Granada, expôs os resultados de um estudo que consistiu em medir a reação do corpo à ingestão de água ou cerveja após a realização de esforço físico intenso. A conclusão foi de que uma quantidade moderada de cerveja "não prejudica a hidratação após o exercício". Tomar cerveja seria "a mesma coisa que tomar água", por isso é recomendado o consumo da bebida fermentada a todas as pessoas que não tenham nenhuma contraindicação.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com – www.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefone9248-8911.
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS